Embora a proposta vencedora tenha sido apresentada em nome da empresa "Aplaudir", a vitória de ontem no (segundo) concurso para adjudicação da praça de toiros da Moita do Ribatejo não é apenas do empresário João Pedro Bolota (foto ao lado), mas também de Possidónio Matias (foto de cima), pai e apoderado da cavaleira Sónia Matias e que é sócio do antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete nesta empreitada moitense.
João Pedro Bolota manifestou esta manhã ao "Farpas" a sua satisfação por ter sido ontem escolhido pelos accionistas da Sociedade Moitense de Tauromaquia para, pela primeira vez, gerir a praça "Daniel do Nascimento".
A escolha teve em conta o prestígio, a seriedade e a "obra feita" por João Pedro Bolota desde que em 2006 se tornou empresário tauromáquico (inicialmente na Monumental do Montijo, alargando depois a sua actividade a outras praças), apesar de a sua proposta não ser a maior em termos financeiros. Bolota e Matias ofereceram 20 mil euros pela primeira temporada (2014) e 22.500 euros pelas de 2015 e 2016, podendo ainda permanecer um ano mais por opção. O empresário da "Aplaudir" adiantou hoje ao "Farpas" que "já tem planos" para a temporada na Moita, que abrirá, como é tradicional, com a corrida da Feira de Maio.
João Pedro Bolota, que durante trinta anos se destacou como um dos grandes forcados deste país, sobretudo como primeiro-ajuda e mais tarde como cabo dos Amadores de Alcochete, é também empresário das praças de toiros do Montijo (aqui em parceria com Abel Correia), de Santarém, de Setúbal, de Idanha-a-Nova e organiza ainda duas corridas na Póvoa de Varzim.
Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga