terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Um dos Grandes da Guitarra e do Fado: morreu José Luis Nobre Costa



Vítima de doença que não perdoa, morreu esta manhã em Lisboa no Instituto de Oncologia o guitarrista José Luis Nobre Costa. Tinha 66 anos e era um ícone do Fado.
Nascido em Lisboa em 1948, cedo se fascinando pela guitarra portuguesa e iniciando a sua aprendizagem com apenas 15 anos ao lado do professor Raul Silva. Fez parte do grupo "Os Feiticeiros do Fado", que reunia habitualmente no restaurante "O Pote" e mais tarde no restaurante "Alga", locais ao tempo frequentados pelos apaixonados do Fado. Profissionalizou-se em 1969 e passou a integrar o elenco de músicos do "Faia", altura em que participa no seu primeiro programa de televisão acompanhando o grande Alfredo Marceneiro (a seu lado na foto da direita), passando depois para a "Taverna do Embuçado", onde conheceu o guitarrista Fontes Rocha e Pedro Leal, com quem veio a aperfeiçoar a sua técnica. Actuou ao longo de 23 anos consecutivos no Casino Estoril, onde acompanhou grandes fadistas como Helena Tavares, Maria Valejo, Lenita Gentil, Carlos Zel e Rodrigo, entre muitos outros.
Gravou inúmeros discos, participou em espectáculos e programas em todo o mundo e acompanhou os maiores nomes do Fado, de Alfredo Marceneiro a João Braga, passando por Lucília do Carmo, Argentina Santos, Frei Hermano da Câmara, Manuel de Almeida, Rodrigo, Rão Kyao, Carlos Zel, Dulce Guimarães, Nuno da Câmara Pereira, António Pinto Basto, Teresa Tapadas e tantos mais.
Que em paz descanse.

Fotos D.R.