domingo, 20 de abril de 2014

Ontem em Alpalhão: Limas deixa expectativa para alternativa em V. Franca

Nelson Limas "vai ao toiro" de frente e com esta verdade! A expectativa é grande
para a tarde da alternativa, a 4 de Maio em Vila Franca
Mara Pimenta: a jovem cavaleira amadora está a ser apoiada por Ventura e tem a seu
lado, como equitador, o cavaleiro David Gomes, que recentemente se desligou da
Academia de Almeirim e do seu antigo mestre Jorge d'Almeida
Joaquim Bastinhas, Luis Miguel Pombeiro e Ricardo Dias Pinto, presidente da
Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica e apoderado de Nelson Limas
O matador de toiros Nuno Casquinha esteve ontem em Alpalhão
Pedro Salvados substituiu Joaquim Bastinhas (lesionado num dedo) e brindou-lhe
a sua lide "revolucionária"

O risco marcou presença ontem na arena de Alpalhão aquando da destemida actuação do cavaleiro cigano Nelson Limas frente a um toiro de Dias Coutinho. Teve altos e baixos, mas ficou a mensagem de que o jovem cavaleiro, que reaparecia após três anos de ausência, não regressou para ser mais um. A expectativa é muita para a tarde da sua alternativa, a 4 de Maio em Vila Franca de Xira, frente a toiros poderosos da ganadaria Veiga Teixeira... onde tudo pode acontecer!
O festival de ontem na praça alentejana de Alpalhão, uma organização de Luis Miguel Pombeiro, registou uma boa entrada de público (meia casa em tarde de muito frio, mas cheia de calor na arena!), que acorreu a ver um diversificado elenco. De diversas ganadarias, os toiros serviram e proporcionaram bons momentos aos seis cavaleiros. Ana Batista está de novo em forma e "não é a mesma de 2013", como referiu Hugo Teixeira no seu blog "diário taurino"; Pedro Salvador (que substituiu Joaquim Bastinhas, lesionado num dedo) "revolucionou a tarde" frente a um exemplar da Sociedade das Silveiras; Marcos Bastinhas enfrentou um toiro de Bernardino Píriz e desenvolveu agradável lide, recheada de bons pormenores; Marcelo Mendes teve excelente intervenção com o exemplar de Sommer d'Andrade; e a jovem amadora Mara Pimenta (apoiada por Ventura e que tem agora como equitador o cavaleiro David Gomes, ex-aluno da Academia de Almeirim) "pode vir a ser um caso", preconiza Hugo Teixeira, destacando o seu cavalo com o ferro Ventura utilizado nos curtos. Lidou um bom exemplar da ganadaria de Nuno Casquinha.
Nas pegas, brilharam os Amadores de Portalegre com duas grandes intervenções. Os de Azambuja e de Alter executaram uma boa pega cada e tiveram mais dificuldades nas outras. Agostinho Borges dirigiu com acerto este agradável festejo de ontem em Alpalhão.

Fotos Hugo Teixeira/cortesia diariotaurino.blogspot.com