quinta-feira, 3 de julho de 2014

1ª Corrida TV esgotou o Campo Pequeno há 51 anos

Os quatro cavaleiros da 1ª Corrida TV: Manuel Conde, João Núncio, Alfredo Conde
e José Mestre Batista. Os forcados eram, como na corrida desta noite, os de
Montemor e Lisboa (à direita, na foto, Nuno Salvação Barreto)
Alfredo Conde tomou a alternativa na 1ª Corrida TV. Na foto, dando a volta
O programa da 1ª Corrida TV no Campo Pequeno
Pega de cernelha a um toiro de Joaquim Grave executada por José Jorge Pereira,
o conhecido Zeca Pereira, e Fernando Varela, na 1ª Corrida TV no Campo Pequeno.
Ambos integravam o Grupo de Forcados de Lisboa, comandado
pelo histórico Nuno Salvação Barreto


Hoje à noite na praça de toiros do Campo Pequeno comemora-se, com a pompa e circunstância que a efeméride merece e justifica, o 50º aniversário da Corrida TV - que é, mais concretamente, o 51º, uma vez que a primeira (de que aqui recordamos alguns momentos e o cartaz) foi em 25 de Julho de 1963, há 51 anos. Acontece que o facto de em 1975 não se ter realizado a tradicional corrida da RTP, faz com que a de hoje seja a 50ª edição da mais antiga corrida de toiros do nosso calendário anual.
Os toiros da 1ª Corrida TV, tais como os de hoje, pertenceram à prestigiada ganadaria de Grave e os grupos de forcados que pegaram foram precisamente os que esta noite voltam a estar na arena lisboeta: os Amadores de Montemor e os Amadores de Lisboa, ao tempo comandados, respectivamente, por Joaquim José Capoulas e Nuno Salvação Barreto.
O cartel era composto pelos cavaleiros João Branco Núncio, Manuel Conde, Mestre Batista e Alfredo Conde, que tomou nessa noite a alternativa - todos eles, infelizmente, já falecidos.
A Corrida TV foi, na altura, uma iniciativa do então empresário da praça de toiros do Campo Pequeno, o saudoso Manuel dos Santos e da RTP, sobretudo do jornalista João Moreira de Almeida, grande aficionado. Ao longo dos últimos 50 anos, vários outros nomes estiveram ligados à organização da Corrida TV, entre os quais os de Dinis Escudeiro, António Louro, Maurício Vale, Ana Freixo e Manuel Gonçalves.

Fotos D.R./Arquivo