terça-feira, 15 de julho de 2014

14 anos de prisão: assassino de Cortes voltou para a cadeia de Setúbal



Preso preventivamente há um ano, Sandro Pato regressa neste momento ao Estabelecimento Prisional de Setúbal, depois de esta tarde ter sido condenado no Tribunal de Alcácer do Sal a uma pena efectiva, em cúmulo jurídico, de 14 anos pela morte do cabo dos Forcados Amadores de Montemor, José Maria Cortes (foto ao lado).
O Tribunal considerou provado que Sandro Pato assassinou Cortes com uma facada no coração durante uma rixa que envolveu mais de 60 pessoas no recinto da feira de Alcácer em Junho de 2013. O arguido foi ainda condenado ao pagamento de 43 mil euros ao Hospital de Santa Maria e ao Hospital do Litoral Alentejano.
Amigos de José Maria Cortes consideram que "foi feita justiça", mas alguns manifestam o seu descontentamento pela sentença, defendendo que "quem rouba uma vida a um jovem dever ser condenado à pena máxima de 20 anos", lamentando ainda que "se tiver bom comportamento, está na rua depois de cumprir um terço da pena".
Desconhece-se ainda se o advogado de Sandro Pato irá recorrer da sentença, mas é provável que o faça.
Antigos e actuais elementos do Grupo de Forcados de Montemor assistiram esta tarde no Tribunal de Alcácer à leitura da sentença.

Fotos D.R.