quinta-feira, 3 de julho de 2014

As ÚLTIMAS da Festa Brava


JOÃO MOURA Reaparição em Évora dia 11
Depois de ter estado anunciado em vários cartéis no último mês e de ter sido sempre substituído, por se encontrar ainda em recuperação do acidente sofrido em Maio na sua quinta em Monforte, o Maestro João Moura vai mesmo reaparecer na corrida do próximo dia 11 em Évora, onde se presta homenagem à memória de Mestre João Núncio. Seis dias depois, a 17, estará no Campo Pequeno para dar alternativa ao filho Miguel.

CAMPO PEQUENO Corridas todas as semanas em Julho
A partir desta noite, com a realização da Corrida TV, a praça do Campo Pequeno terá corridas todas as quintas-feiras, nomeadamente nos dias 10 (mista, com os cavaleiros Telles Bastos e Manuel Lupi e o matador espanhol António Ferrera), 17 (alternativa de Miguel Moura num confronto das dinastias Moura e Bastinhas) e 24 (o regresso de Ventura). Em Agosto, haverá corridas a 7, 21 e 28 e em Setembro a 4 (Pablo Hermoso de volta). A temporada termina a 2 de Outubro com a já tradiconal corrida de gala à antiga portuguesa televisionada, também, pela RTP.

ZÉ ANDRÉ Estranho comunicado enviado do mail do presidente da APET
O popular Zé André, representante de várias ganadarias e conhecido pelo homem do boné branco (na foto, ao lado do seu antigo amigo João Moura...) fez esta semana chegar à comunicação social um estranho e sucinto comunicado em que faz específica referência ao pretenso veto dos toureiros (que ainda ninguém percebeu muito bem se existe mesmo ou se foi só fumaça...) à ganadaria de Sommer d'Andrade, por si representada, afirmando que o mesmo significou, para si, "mais um licor  Beirão"... De seguida, comunica que vai lanchar com os organizadores de uma tourada em Monforte, mas esclarece que não irá negociar toiros nenhuns com eles... Poucos deram à estampa o comunicado de Zé André e quase ninguém o percebeu... Mais estranho, ainda, o facto de o mesmo ter chegado ao pessoal dos sites enviado do e-mail de Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos...


MARIA CAETANO COUCEIRO De novo Campeã Nacional de Dressage
A cavaleira Maria Caetano Couceiro sagrou-se no domingo passado, pela terceira vez, Campeã Nacional de Dressage (sénior e pela segunda vez com o cavalo "Xiripiti") no Campeonato Nacional que decorreu em Ponte de Lima, integrado na Feira do Cavalo. Campeã em título, Maria Caetano Couceiro começou a dar os primeiros passos rumo à vitória logo na sexta-feira, quando venceu o Grande Prémio com 70,620%. No Grande Prémio Especial de sábado repetiu a vitória com 68,039% e no domingo, no Grande Prémio Kur, dançou para mais uma medalha de ouro, refere a revista "Equitação" na sua edição digital. Avaliada no Freestyle com 72.325%, Maria terminou com uma média final de 70,328%, que a fez subir uma vez mais e pela terceira vez ao posto mais alto do pódio do Campeonato Nacional.

JOSÉ MARIA CORTES Fotobiografia lançada hoje no Campo Pequeno
Francisco Romeiras e Miguel Soares apresentam esta tarde na arena do Campo Pequeno a fotobiografia do saudoso José Maria Cortes, cabo dos Forcados de Montemor, assassinado há um ano durante uma rixa em Alcácer do Sal. Profusamente ilustrado ao longo das suas 150 páginas, no formado 32x25 cm, impresso em papel couché e em edição de capa dura, o livro "José Maria Cortes - Um Forcado para a História" dá-nos a conhecer, através de fotografia, testemunhos e texto, o Homem e o Forcado, imortal na memória na História da Tauromaquia Portuguesa.

ENTRADAS E vão quinze corridas!
Vai realizar-se no próximo dia 25 de Julho (22 horas) em Entradas (Castro Verde) a tradicional corrida de toiros das festas de Santiago, que este ano atinge a sua 15ª edição consecutiva. O cartel é formado pelos cavaleiros Rui Salvador, Luis Rouxinol e Brito Paes e pelos grupos de forcados de S. Manços, Cascais e Beja, que disputarão um troféu para a melhor pega. Lidam-se toiros das ganadarias Pinto Barreiros (3) e São Torcato (3). A organização, como em anos anteriores, é da Rádio Castrense.

QUINTA DA MARINHA Acto de vandalismo fere vários cavalos
O Centro Equestre de Cascais, na Quinta da Marinha, foi alvo de um acto de vandalismo que provocou ferimentos graves em muitos animais. De acordo com a notícia divulgada ontem pela SIC Notícias, terá sido um grupo de jovens que durante a madrugada soltou 18 animais de escolas de equitação, provocando a desorientação dos cavalos, muitos dos quais ficaram feridos com gravidade. "Luculus Des Hayettes", que no sábado consagrou Sydney Rous como vice-campeão de Juvenis na Sociedade Hípica Portuguesa (Lisboa) e que tinha sido campeão de Pré-Juvenis em 2013, foi o cavalo mais afectado pelo acto de vandalismo, sofrendo uma lesão profunda que o impede de andar, podendo não voltar a competir. Já foi apresentada queixa na PSP de Cascais.

Fotos Hugo Teixeira e D.R.