terça-feira, 8 de julho de 2014

Rui Souto Barreiros recorda as 6 pegas da 1ª Corrida TV

Quinta-feira passada na arena do Campo Pequeno: Rui Souto Barreiros com o
programa da 1ª Corrida TV, há 51 anos 
Rui Souto Barreiros quando recordava ao "Farpas" as seis
pegas da 1ª Corrida TV
Forcados dos grupos de Montemor e Lisboa que em 1963 pegaram na 1ª Corrida TV,
reunidos de novo na (nova) arena do Campo Pequeno na passada quinta-feira. Da
esquerda para a direita: Rui Souto Barreiros, Pedro Barroso, Joaquim Zita Cortes,
Alexandre Lourenço Marques "Trepa", José Jorge Pereira (Zeca Pereira), José
Caraças, António José Zuzarte e Simão Nunes Comenda
Quinta-feira passada no Campo Pequeno, o actual cabo dos Amadores de Lisboa,
Pedro Maria Gomes (ao meio), com José Caraças (à esquerda, na foto) e João Nuno
Azevedo Neves, conceituado advogado, dois dos forcados do grupo que
participaram há 51 anos na 1ª Corrida TV na praça de Lisboa. Caraças tinha ao
tempo 25 anos e foi o autor da única pega, a sexta, executada à primeira tentativa.
A mesma deu depois origem à pintura (em baixo) que durante longos anos foi cartaz
de muitas corridas organizadas em várias praças pela empresa do Campo Pequeno
A constituição dos grupos de Montemor e de Lisboa na 1ª Corrida TV, há 51 anos
no Campo Pequeno... no tempo em que os forcados tinham nome nos cartazes
e até eram referidos como Exmos. Senhores... Tempos outros! Havia respeito!


Há 51 anos, na noite de 25 de Julho de 1963, a praça do Campo Pequeno foi palco da primeira Corrida RTP, que na última quinta-feira assinalou o seu cinquentenário (pelo facto de em 51 anos se terem realizado 50 corridas, já que em 1975 não houve). O cartel era composto por João Núncio, Manuel Conde, Mestre Batista e Alfredo Conde, que tomou a alternativa - todos eles, infelizmente, já falecidos.
Lidaram-se toiros da ganadaria de Joaquim Grave e pegaram os grupos de forcados Amadores de Montemor e de Lisboa, então comandados, respectivamente, por Joaquim José Capoulas (que nessa corrida "não se fardou, porque dois dias antes se lesionara em Vila Franca", recordou ao "Farpas" o também antigo cabo António José Zuzarte) e Nuno Salvação Barreto.
Na quinta-feira passada e como aqui referimos na altura, regressaram ao Campo Pequeno muitos dos forcados desses dois grupos que participaram nessa primeira e histórica Corrida TV.
Rui Souto Barreiros, ao tempo membro do Grupo de Montemor, recordou ao "Farpas", com a sua fantástica memória, quem pegou e como foram as pegas dessa primeira Corrida TV:
"Os toiros Grave sairam duríssimos, mas os dois grupos estavam na sua plenitude e com grandes forcados. Lembro-me como se fosse hoje. Para o primeiro foi à cara, pelo Grupo de Montemor, o saudoso Lucílio Palma Fialho, que o pegou à terceira tentativa. O segundo toiro, que coube ao Grupo de Lisboa, foi pegado de cernelha por Joaquim Capoulas da Avó (que era primo do cabo de Montemor, Joaquim José Capoulas) e Fernando Varela, depois de três tentativas do Vasco Delgado, e uma primeira do Janica Mendes de Almeida, que recolheu à enfermaria com uma perna partida. O terceiro toiro da corrida foi pegado por mim à terceira tentativa. A segunda pega do Grupo de Lisboa, ao quarto toiro da noite, foi executada de cernelha pelo Zeca Pereira e o Fernando Varela, depois de o Juliano Louceiro lá ter ido de caras cinco vezes e depois de também ter tentado pegá-lo o Joaquim Varela. O quinto toiro, do Grupo de Montemor, foi "vivo" aos currais. Joaquim Zita Cortes foi à cara três vezes, foi depois dobrado por António Ramalho, que fez duas tentativas e depois tentaram pegá-lo de cernelha o Zuzarte e o Comenda. O último toiro, que coube ao Grupo de Lisboa, foi o único pegado à primeira pelo José Caraças, cuja foto da pega deu depois origem àquela célebre pintura que durante muitos anos foi cartaz de muitas corridas (ao lado)".

Fotos M. Alvarenga