sexta-feira, 4 de julho de 2014

Sequência dramática da violenta colhida de Francisco Borges ontem no Campo Pequeno

Forografados ao intervalo, Francisco Borges (à direita) e Frederico Caldeira
(à esquerda) que o dobrou depois da violenta colhida
Numa cadeira de rodas há dois anos, depois da dramática colhida que o deixou
tetraplégico, há dois anos (Agosto de 2012) também numa Corrida TV, Nuno "Mata"
esteve ontem com José Cáceres e Vasco Lucas a comentar a corrida do Campo
Pequeno. Foi brindado pelo cavaleiro João M. Branco e pelo Grupo de Lisboa
Toca para a pega, ninguém se nega - como reza o fado. Francisco Borges
saltando as tábuas, acompanhado pelos elementos do grupo, para a quinta pega
da 50ª Corrida TV ontem no Campo Pequeno
Brindando aos antigos cabos João Cortes e António José Zuzarte (à direita, na
foto, no burladero) e também aos antigos elementos do grupo que pegaram há
51 anos da 1ª Corrida TV
O toiro fechou-se em tábuas e Francisco Borges foi buscá-lo a terrenos de
muito compromisso. Praticamente pouco espaço lhe restou para recuar
Sequência dramática da colhida. Borges sofreu um violentíssimo derrote e caíu
já inanimado na arena. Receou-se o pior
Um outro forcado sofreu também violenta colhida, sem consequências,
enquanto os forcados procuravam proteger o corpo inerte de Francisco Borges
Pedro Maria Gomes, cabo dos Amadores de Lisboa, procurando imobilizar
e proteger do toiro o corpo do companheiro ferido. Quando acontecem tragédias
destas, não há jaquetas nem grupos, apenas forcados, solidariedade e
companheirismo. Um bonito exemplo dado por um forcado também ele vítima,
há uns anos, de grave colhida que o deixou às portas da morte
Confusão e pânico na arena, angústia nas bancadas. O momento em que o forcado
era transportado, ainda inconsciente, para a enfermaria


O público que ontem preenchia quase três quartos das bancadas do Campo Pequeno e os milhões de telespectadores que assistiam em casa à 50ª Corrida TV viveram momentos de grande angústia e dramatismo com a violenta colhida sofrida por Francisco Borges, dos Amadores de Montemor (foto ao lado), o forcado mais premiado da última temporada, que é filho e sobrinho, respectivamente, de duas antigas glórias do grupo, Francisco e Agostinho Borges (este último, director de corridas).
O quinto toiro da noite, um magnífico exemplar da ganadaria Murteira Grave, lidado pelo cavaleiro Vitor Ribeiro, fazia adivinhar algumas dificuldades na intervenção dos forcados. A pega cabia ao Grupo de Montemor, que ontem repartia cartel com o de Lisboa (como há 51 anos, na primeira edição da Corrida da RTP) e para a cara foi o valente Francisco Borges, que brindou aos antigos cabos do seu grupo António José Zuzarte e João Cortes e também aos antigos forcados do grupo que intervieram na 1ª Corrida TV e se encontravam ontem nas bancadas.
O cite foi vistoso e bonito, como é timbre deste valoroso forcado, mas o toiro tardou a investir. Fechado em tábuas, junto ao Sector 1, obrigou Borges a entrar-lhes nos terrenos e só aí arrancou, "pronto a comer" o forcado. Francisco Borges pouco espaço tinha para recuar, fê-lo em terrenos "de aperto" e quando se fechou sofreu um violentíssimo derrote, fazendo praticamente o pino sobre o dorso do animal. Caíu inanimado na arena e receou-se desde logo o pior. Na lembrança de todos, está ainda a dramática colhida que atirou o valente Nuno Carvalho "Mata" (que ontem, por coincidência, estava a comentar a corrida para a RTP juntamente com o Dr. Vasco Lucas e José Cáceres) para uma cadeira de rodas e que ocorreu precisamente na Corrida TV de há dois anos, em 30 de Agosto de 2012.
Viveram-se momentos de pânico, angústia e dramatismo na praça, um outro forcado sofreu também uma aparatosa colhida, sem consequências e Pedro Maria Gomes, cabo dos Amadores de Lisboa, foi um dos primeiros a chegar junto de Borges, amparando-lhe a cabeça. Transportado para a enfermaria, Francisco Borges foi de imediato assistido pela equipa médica do Campo Pequeno, que despistou qualquer lesão de maior gravidade. Já na enfermaria, Borges recuperou os sentidos, falou e mexeu todos os membros. Seguiu de ambulância para o Hospital de Santa Maria, onde esteve toda a noite em observação e onde, como anteriormente noticiámos, não lhe foi diagnosticada qualquer lesão de maior gravidade, encontrando-se já em casa de familiares em Lisboa, onde deverá permanecer alguns dias em repouso.
O toiro foi depois pegado com decisão e enorme valentia por outro dos bons forcados montemorenses, Frederico Caldeira, ao segundo intento e com ajudas em força de todos os elementos, depois de na primeira tentativa ter sofrido também um violentíssimo derrote, muito idêntico ao de Francisco Borges - que lhe vamos mostrar a seguir. Não perca, já a seguir, todas as fotos das seis pegas de ontem à noite no Campo Pequeno.

Fotos M. Alvarenga