segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Coruche (6ª feira): muita expectativa e alguma desilusão...

Neto de Mestre David e filho de Victorino Martín receberam as homenagens que a
"Tauroleve" prestou aos dois famosos ganadeiros
Manos Telles deram volta em representação da ganadaria
Bastinhas andou empenhado, como sempre, mas recusou dar a volta nos dois toiros
António Telles "armou o taco" no quinto toiro, um
exemplar da ganadaria da Família (Vale Sorraia)
Bons momentos de Luis Rouxinol na corrida de Coruche
António Faria, Pedro Castelo e Ricardo Castelo (cabo) foram os forcados de
cara pelo Grupo de Vila Franca, todos à primeira
As três pegas dos Amadores de Coruche, por autoria de Paulo Oliveira, José
Marques e Miguel Raposo, o primeiro à segunda e os dois últimos à primeira
Anunciada como "a corrida do ano", teve um saldo desolador a nocturna de sexta-feira passada em Coruche, inicialmente agendada para o sábado anterior e adiada por chuva. O público não correspondeu ao empenho da séria e dinâmica empresa "Tauroleve" (apenas um quarto das bancadas estava preenchido) e o mano-a-mano Portugal-Espanha de ganadarias foi claramente vencido pela divisa de Vale Sorraia, de Mestre David Ribeiro Telles, face à má qualidade dos três toiros da afamada e temida ganadaria de Victorino Martín. Os dois ganadeiros, a quem se prestava Homenagem Nacional, não estiveram presentes por motivos de saúde, sendo representados, respectivamente, por António Telles (filho de António e neto de Mestre David) e por Victorino Martín (filho).
Os três Victorinos lidados na primeira parte não permitiram o triunfo aos cavaleiros. Na segunda parte lidaram-se os toiros de Vale Sorraia e o caso mudou de figura. Joaquim Bastinhas empenhou-se, mas andou meio irregular e recusou no fim dar a volta. António Telles teve um êxito de cátedra com o melhor toiro da noite, o quinto, que motivou merecida volta à arena de seus irmãos João e Manuel em representação da ganadaria. Luis Rouxinol esteve, como sempre, esforçado. Conseguiu momentos de emoção com o toiro de Victorino e brilhou no último, de Vale Sorraia.
Os toiros proporcionaram emotivas pegas aos Amadores de Vila Franca e de Coruche. Pegaram pelos vilafranquenses António Faria, Pedro Castelo e o cabo Ricardo Castelo, todos à primeira. Pelo grupo da terra foram caras Paulo Oliveira (à segunda), José Marques e Miguel Raposo, ambos à primeira.
A corrida foi bem dirigida por Rogério Jóia.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com