segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Estremoz (sábado): a tarde dos Moura em que se destacou João Jr.

O ganadeiro Francisco Romão Tenório foi por duas vezes chamado, justa e
merecidamente, a dar a volta à arena. Na foto, em primeiro plano, o estilo de
Tomás, o próximo toureiro da Dinastia Moura
Estremoz e os Moura mereciam mais gente nas bancadas...
Maestro Moura: regular no primeiro, muito bem no segundo
João Moura Jr. deu lição de cátedra no quinto toiro da tarde
Rodagem em Espanha, com sucessivos triunfos, deu nova vida a Miguel Moura
Primeira pega da corrida, à primeira, por Ricardo Almeida, do Grupo de Portalegre
A quarta pega esteve a cargo de Fábio Derreado, fiel colaborador da equipa de
Moura Jr., que brindou aos três cavaleiros e executou à terceira tentativa

Miguel Alvarenga - Haverá sempre na História do Toureio a Cavalo um antes e um depois de Moura e a verdade é que o "niño prodígio" que há quarenta anos revolucionou e inovou a arte de lidar toiros a cavalo deixou escola e seguidores, a começar pelos seus próprios filhos, de que já estão a tourear o João e o Miguel e de que mais tarde ou mais cedo surgirá o Tomás.
A época de ouro de João Moura ficou para trás e a verdade é que embora mantenha intacta a maestria e a raça que dele fizeram o número-um, os grandes triunfadores da corrida de sábado em Estremoz foram os seus filhos, muito em particular o João Jr., que vive, de facto, a sua melhor e mais sólida temporada e que sem dúvida alguma vai discutir com Rui Fernandes até ao fim o ceptro de triunfador neste ano de 2014.
A chuva fez-se sentir mesmo em cima da hora do espectáculo, mas desde a manhã também em muitas localidades das redondezas, o que terá afastado algum público e impedido a enchente que se esperava nas bancadas, já de si com uma escassa lotação e que estavam apenas preenchidas em pouco mais de metade.
Não demasiado brandos nem exageradamente dóceis, os toiros de Francisco Romão Tenório, muito bem apresentados, tiveram digno e colaborante comportamento, destacando-se mesmo os dois últimos, de excelente nota. O simpático ganadeiro de Arronches foi em duas ocasiões chamado a dar a volta à arena - com justiça e merecimento.
O Maestro Moura esteve apenas regular no primeiro toiro e muito bem no segundo, quer a bregar, quer a cravar e a rematar as sortes com o brilho da casa.
João Júnior mostrou ao que vinha no seu primeiro e no segundo esteve verdadeiramente empolgante, cravando ferros que puseram os aficionados de pé.
Miguel Moura não adormeceu na fila e mostrou quanto vale nesta "competição" familiar, sobressaindo sobretudo no último toiro da corrida em emotivas sortes.
João Moura brindou a primeira lide ao presidente da Câmara de Estremoz e a segunda aos filhos e ao longo da tarde houve faenas dedicadas pelos jovens Moura ao primeiro António Moura, a Vasco Taborda Jr. e a João Margalho.
Os Forcados de Portalegre pegaram pela última vez (até ver...) com os de Monforte, depois de se terem recusado a repartir cartel na sua praça (próximo sábado) com os de Alter e de, por isso, terem acabado vetados pelos grupos da região.
Pelos de Portalegre foram caras Ricardo Almeida (à primeira), Alexandre Lopes (à primeira) e André Neves (à terceira). Pelo grupo de Monforte pegaram Vitor Carreiras (à primeira), Fábio Derreado (à terceira) e Dinis Pacheco (à segunda).
A corrida foi bem dirigida por Agostinho Borges, que nem tempo deu para um intervalo (e muito bem), não fosse a chuva tecê-las. Esteve assessorado pelo Dr. José Guerra, médico veterinário, sendo cornetim Nuno Narciso.

Fotos Maria João Mil-Homens