domingo, 14 de setembro de 2014

Maestro Amadeu dos Anjos comemorou 51 anos de alternativa

Ontem em Tróia, festejando o 51º aniversário da sua alternativa, o Maestro Amadeu
dos Anjos (ao meio), com o fadista Jorge Ganhão, José Jorge Pereira, Miguel
Alvarenga, América Ganhão e Joaquim Pardal
O antigo forcado José Jorge Pereira (dos Amadores de Santarém e de Lisboa),
Miguel Alvarenga e o Maestro Amadeu dos Anjos
Miguel e Ana de Alvarenga ontem em Tróia com Amadeu dos Anjos e, na foto de
baixo, o famoso matador fotografado com Paco Camino, seu padrinho de alternativa
há 51 anos em Salamanca, junto à Torre de Balém, em 1991

O Maestro Amadeu dos Anjos, ainda hoje recordado como o mais fino muletero dos nossos matadores, reuniu ontem na sua casa em SolTroia (Tróia), um grupo restricto de amigos para, à volta de uma fantástica caldeirada, comemorar em privado os seus 51 anos de alternativa.
Amadeu dos Anjos foi o 11º matador de toiros da nossa História e recebeu a alternativa em Salamanca a 13 de Setembro de 1963, apadrinhado por Paco Camino, com o testemunho de Manuel Benítez "El Cordobés" - um cartel de verdadeiras lendas da tauromaquia mundial!
"Os toiros eram da ganadaria portuguesa de Cunhal Patrício e eu cortei duas orelhas, o Camino outras duas e o 'Cordobés' nada" - recordou ontem o famoso toureiro, nascido na aldeia de Safurdão (Pinhel) e que deu em Lisboa os primeiros passos na já desaparecida Escola "Arena", de que eram professores Augusto Gomes, Sebastião Saraiva e Júlio Procópio.
Amadeu dos Anjos baseou grande parte da sua carreira em Espanha, onde viveu em Salamanca e onde gozou de enorme cartel. Ainda hoje recordado, o seu estilo deixou escola e inspirou grandes e afamadas figuras do toureio mundial. Amadeu foi o primeiro professor de Pedrito de Portugal.

Fotos D.R.