quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Viana do Castelo: Tribunal Administrativo de Braga "manda avançar" a tourada!



O Tribunal Administrativo de Braga deu ontem razão ao movimento cívico "Vianenses pela Liberdade" e autorizou a montagem da praça de toiros em Viana do Castelo, na zona de Darque, para a corrida de toiros que ali terá lugar no próximo domingo. O tribunal considerou que estavam em causa ameaças e violações iminentes a direitos, liberdades e garantias dos organizadores, mas também, de todos os que pretendem assistir à tourada. Assim, está assegurada a realização da terceira Tourada da Liberdade, pelo terceiro ano consecutivo.
Também pelo terceiro ano consecutivo, e segundo um comunicado ontem emitido pelo referido movimento "Vianenses pela Liberdade", o autarca José Maria Costa "é desmascarado pelo tribunal e a legalidade e a liberdade voltam a vencer em Viana do Castelo".
"A cidadania venceu, e apesar das mentiras e ilegalidades de José Maria Costa, a verdade é que este domingo, dia 7 de Setembro, pelas 17h, a liberdade e a cultura serão novamente celebradas em Viana do Castelo na terceira Tourada da Liberdade como acontece pelo menos desde 1609", acrescenta o comunicado. 
Na tourada de domingo, 7 de Setembro, actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles e Luis Rouxinol, o novilheiro Manuel Dias Gomes e os forcados de Lisboa e Coimbra, lidando-se toiros oferecidos por diversas ganadarias.