domingo, 26 de outubro de 2014

Ontem em Santarém: calor, pouco público e bons pormenores de todos os toureiros

Seis cavaleiros, dois grupos de forcados e pouco público nas bancadas da enorme
Monumental de Santarém, ontem, na penúltima corrida de 2014
Líder e triunfador incontestado da temporada, Joaquim Bastinhas
terminou ontem em Santarém a sua brilhante campanha de 2014
participando na sua 54ª corrida... com 31 anos de alternativa, é obra!
Dois momentos da dura intervenção do valente forcado João Pedro Oliveira, dos
Amadores de Évora, frente ao segundo toiro da ganadaria Falé Filipe, uma pega
consumada à terceira e que foi brindada ao escritor e antigo forcado Manuel Peralta
Godinho
Charme: Ana de Alvarenga com Cristina e Beatriz Padre
Os nossos belíssimos companheiros de bancada: João Cortesão e Manuel Lamas
de Mendonça
O repórter Ricardo Relvas a passar uns dias em Portugal
No ano do 25º aniversário da sua alternativa, o valoroso bandarilheiro Pedro
Gonçalves fez ontem questão de se fotografar na praça da sua terra com o
casal-sensação de mais uma temporada, Miguel e Ana de Alvarenga
Miguel Alvarenga - Com muito pouca assistência, a Monumental de Santarém foi ontem palco da penúltima corrida de toiros oficial desta temporada (que encerra no próximo domingo, 2 de Novembro, em Évora), numa tarde/noite de calor, como se estivéssemos em Junho na tradicional Feira do Ribatejo. Promovida pelos empresários João Pedro Bolota e Possidónio Matias e bem dirigida por Lourenço Luzio (assessorado pelo médico veterinário Dr. Luis da Cruz), a corrida era a favor da Santa Casa da Misericórdia, proprietária da praça "Celestino Graça", que este ano assinalou o 50º aniversário da sua inauguração... sem grande pompa e muito pouca circunstância, diga-se em abono da verdade.
O espectáculo de ontem foi sonso e arrastou-se por três longas horas e meia, sem que se possa propriamente falar de triunfadores -  houve bons pormenores de todos os artistas e mais nada. Lidaram-se toiros de diferentes ganadarias e houve um concurso de "apresentação" e "bravura" disputado apenas por cinco animais, já que o exemplar da ganadaria de S. Martinho foi recusado e substituído por outro de Falé Filipe (o primeiro da tarde) que não entrou em concurso já que estava de antemão anunciado um outro toiro do mesmo ganadero (o segundo). O júri era composto pelos próprios ganaderos, o que torna ainda mais estranha a eleição do toiro de Lopes Branco (lidado em terceiro por Pedro Salvador) como vencedor dos dois prémios... Embora não sendo ganadero e não tendo feito parte do júri (Deus me livre!...), galardoava com o prémio "bravura" o segundo toiro de Falé Filipe (mais bom comportamento do que propriamente bravura) e com o de "apresentação" o toiro de António Silva. Mas enfim, o júri decidiu, está decidido...
Com o toiro extra-concurso, que não complicou, o Maestro Joaquim Bastinhas teve uma lide séria e vibrante, destacando-se no segundo comprido e em dois bons curtos, desta vez sem o par e sem o salto do cavalo, também sem volta, limitou-se a vir ao centro da arena agradecer os aplausos por uma lide brindada ao seu amigo Carlos Parente.
Sónia Matias esteve ontem uns pontos abaixo do seu melhor. Brindou a toda a sua equipa por ser a última actuação da temporada e andou irregular e desacertada frente ao toiro de Falé Filipe.
Pedro Salvador renasceu nesta fase final da temporada e depois dos êxitos anteriores, voltou ontem a marcar a tarde frente ao exemplar da ganadaria de Lopes Branco, destacando-se em emotivos ferros em sortes cambiadas, galvanizando o público.
Depois de brindar a Manuela Redondo e ao Comandante Valente, Filipe Gonçalves fechou a sua temporada com uma actuação brilhante e aplaudida, destacando-se pela raça e pelo valor que coloca em todas as sortes e sempre que sai a uma arena. Lidou o toiro de Manuel Veiga, que era bonito e teve bom comportamento, sem facilitar.
Marcelo Mendes desenhou uma lide de menos a mais. Desacertado na primeira parte, recuperou a forma nos momentos finais com o cavalo "Único", cravando um dos grandes ferros da tarde, o penúltimo, depois de aguentar em tábuas até ao fim a investida do toiro, um belo exemplar da ganadaria de António Silva, de indiscutível apresentação e que investiu com alegria, acorrendo aos cites do toureiro em todos os terrenos.
A praticante Mara Pimenta não lidou desta vez um toiro de Passanha. Sorteou com os companheiros e enfrentou o exemplar de Conde Cabral, que não era pêra doce. Sofreu aparatosa queda, por escorregadela do cavalo, mas depois encastou-se e prosseguiu a lide demonstrando raça e decisão.
Os forcados de Santarém e de Évora não tiveram ontem tarefa fácil. Destacaram-se as pegas de António Goes (Santarém), ao primeiro toiro e à primeira; e a de David Inácio, do mesmo grupo, ao quinto toiro (de A. Silva), igualmente à primeira. Pelos escalabitanos, pegou ainda o valente João Grave, à terceira, sofrendo violentos derrotes nas duas primeiras tentativas, mas sempre fechado com braços de ferro, saindo só quando já não podia mais (terceira pega da corrida, ao toiro de Lopes Branco).
Os Amadores de Évora tiveram tarde durríssima por intermédio de João Pedro Oliveira (à terceira), Ricardo Sousa (à quarta e a sesgo, com o grupo carregado) e João Madeira (à quarta).

Não perca amanhã, a grande fotoreportagem de Emílio de Jesus: os momentos da corrida, as pegas uma a uma e os Famosos que ontem estiveram na Monumental de Santarém.

Fotos M. Alvarenga, Ana de Alvarenga e Tomás do Monte