quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Rui Bento e "Capea" comentam morte de Manzanares

"Niño de la Capea" e Rui Bento com Miguel Alvarenga: dois toureiros cujas carreiras
se cruzaram com a do saudoso Manzanares. Nas fotos de baixo, Rui Bento na tarde
em que confirmou a alternativa em Madrid (Julho de 1992) e, à direita, com
José Maria Manzanares em Agosto do ano passado no Campo Pequeno



Rui Bento foi, há 26 anos, o único matador de toiros português a quem José Maria Manzanares concedeu a alternativa, cerimónia que decorreu a 25 de Junho de 1988 na Monumental de Badajoz, sendo Paco Ojeda a testemunha do acto. Lidaram-se toiros de Marquês de Albayda.
Anos antes, Manzanares fora testemunha da alternativa do Maestro Vitor Mendes, em Barcelona, a qual foi concedida ao toureiro português pelo não menos famoso Palomo Linares.
Regressado ontem de umas curtas férias, Rui Bento lamentou há momentos ao "Farpas" a inesperada morte do seu lembrado padrinho de alternativa:
"Estou destroçado. Foi um bom amigo e foi sobretudo um toureiro único e genial, um Maestro de Maestros e uma figura das mais importantes na História da Tauromaquia. Estou neste momento no Campo Pequeno e vou preparar-me para tentar prestar amanhã a minha última homenagem ao Maestro Manzanares em Alicante".
Também o famoso matador Pedro Gutiérrez Moya "Niño de la Capea", companheiro de muitas e muitas tardes de glória de Manzanares, comentou a morte do amigo:
"Estou muito comovido com a notícia, porque parte o companheiro com quem mais tardes toureei e com quem tanto rivalizei nas arenas. Somos da mesma época e as nossas carreiras correram a par, pelo que guardo uma infinidade de recordações vividas a seu lado, tanto em Espanha como nas Américas. É algo muito duro que um homem tão novo e com tanta vida tenha desaparecido desta maneira tão repentina. Não tenho palavras, mas antes uma enorme sensação de tristeza".

Fotos D.R. e Emílio de Jesus