segunda-feira, 16 de março de 2015

Madrid: Moura Jr. a 30 de Maio e Fernandes a 6 de Junho



Última Hora - A empresa "Taurodelta" acaba de anunciar oficialmente os cartéis que compõem a próxima Feira de Santo Isidro em Madrid - a mais importante do mundo - que decorre entre 8 de Maio e 7 de Junho, um mês ininterrupto de espectáculos, composta por 24 corridas de toiros, 4 de rejoneio (cavaleiros) e 3 novilhadas com picadores. Os cartéis estão disponíveis em todos os sites taurinos espanhóis e, como ontem adiantámos, as quatro corridas de rejoneio serão este ano de três cavaleiros cada, não havendo a habitual função de seis ginetes, confirmando-se também as presenças de Rui Fernandes e João Moura Júnior (fotos) em cartéis separados, depois de num primeiro "avance de cartéis" pelos sites de Espanha se ter anunciado que actuariam na mesma corrida. Fernandes e Moura Jr. são os dois últimos toureiros portugueses que num passado recente sairam triunfalmente em ombros pela "porta grande" da Monumental de las Ventas e o facto de nos últimos anos terem participado nessa mesma histórica arena em corridas de seis cavaleiros, lidando apenas um toiro, terá diminuído as possibilidades de repetirem tão honrosa proeza. Este ano, voltam a Madrid em corridas de três cavaleiros, lidando dois toiros cada, o que aumenta fortemente o grau de probabilidade de poderem finalmente sonhar com a saída em ombros. Oxalá assim seja!
João Moura Júnior marca presença em Las Ventas a 30 de Maio, alternando com Andrés Romero e Luis Valdenebro, como ontem referimos, frente a toiros de Benítez Cubero; enquanto que Rui Fernandes toureia a 6 de Junho ao lado de Sérgio Galán e Manuel Manzanares, na lide de toiros da ganadaria portuguesa de Maria Guiomar Cortes de Moura.
A primeira corrida de rejoneio será a 16 de Maio, com Sérgio Galán (presente em duas tardes, depois de ter sido o triunfador de 2014), Diego Ventura e Leonardo Hernández (que também "bisa" na Isidrada) com toiros de Carmen Lorenzo; e a segunda realiza-se a 23 com Fermín Bohórquez, Pablo Hermoso de Mendoza e outra vez Leonardo Hernández, com toiros de Capea.
Nenhum outro cavaleiro luso esteve previsto para os cartéis de Santo Isidro, a não ser João Ribeiro Telles, cuja presença (para confirmar a alternativa) chegou a estar "sobre a mesa", mas acabou por não se concretizar.
A destacar, também, o bom trabalho negocial levado a cabo pelo apoderado português Rui Bento, que logrou colocar em dois cartéis o matador que apodera: Juan del Álamo toureia na corrida que abre a Isidrada, a 8 de Maio, com Joselito Adame e Pepe Moral (toiros de El Cortijillo) e repete quatro dias depois, a 12, com Javier Castaño e Paco Ureña, frente a toiros de Pedraza de Yeltes.

Fotos D.R.