sexta-feira, 10 de abril de 2015

Campo Pequeno, ontem: as fotos dizem tudo...

A foto diz mais que mil palavras: ontem, a noite chamou-se Moura!
A última pega da noite, por Nuno Santana (Alcochete) foi um verdadeiro hino à
nobre e portuguesíssima arte de pegar toiros
Manuel Guerreiro (Lisboa) fez uma pega enorme e tecnicamente perfeita ao
quinto toiro da noite. Saíu lesionado, foi observado no Hospital dos Lusíadas
e, felizmente, nem tem qualquer lesão no pé, como se suspeitava, apesar de ter
ficado engessado e já estar em casa a recuperar
Rui Fernandes: esforço e querer frente a dois toiros sem força que não lhe
permitiram "explodir" como desejava - e todos queríamos
Casta e raça de Ventura no pior toiro da noite (o segundo), pouco empenho
na lide do quinto. Não convenceu, antes pelo contrário...
"Nhac"...


Sete grandes fotos de Emílio de Jesus, ainda e sempre o primeiro, que retratam bem o que foi e como foi a noite inaugural da temporada, ontem, no Campo Pequeno - que a seguir aqui iremos analisar em pormenor.
João Moura Júnior foi o toureiro da noite e o que maior impacto causou no público, que nos dois toiros lhe bateu palmas de pé; Rui Fernandes teve duas inteligentes e equilibradas actuações frente a dois toiros sem força e em que não "explodiu" precisamente porque os "poupou" até ao final, evitando que voltassem a cair e que se "fossem embora" rapidamente; e Ventura ainda não foi desta que reconquistou Lisboa, teve rasgos de enorme genialidade no primeiro toiro, que "se rachou" a meio e esteve insonso no segundo, que merecia mais por parte do rejoneador. Duas grandes pegas de Manuel Guerreiro (Lisboa) e de Nuno Santana (Alcochete), este segundo enorme e fantástico. E faltaram toiros. Os de Pinto Barreiros, vá lá entender-se porquê, comprometeram uma corrida de que se esperava muito - e que acabou por ser uma decepção. Mas não se pode culpar exclusivamente os toiros. Houve mais causas para o insucesso da corrida de ontem.
Rui Bento (foto ao lado) teve razões de sobra para sair super-satisfeito pelo triunfo do seu Mourinha e também razões de sobra para sair apreensivo pelo insucesso da abertura da temporada. O experiente e mais profissional dos taurinos nacionais viveu ontem as duas faces da moeda. Há noites assim...

Não perca, hoje: a análise detalhada (polémica!) de Miguel Alvarenga e a grande foto-reportagem de Emílio de Jesus numa noite recheada de Famosos e de importantes figuras do mundo taurino espanhol.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com