quarta-feira, 8 de abril de 2015

D. Francisco de Mascarenhas: ilustres figuras na Comissão de Honra dos 70 anos de alternativa

Com Amália, de quem era muito amigo, num evento da
Real Tertúlia D. Miguel I
D. Francisco de Mascarenhas com Pablo Hermoso de Mendoza
D. Francisco de Mascarenhas em Novembro do ano passado com Ana de Alvarenga
na última corrida da temporada na praça de toiros de Évora


Dª Teresa Schonborn-Wiesentheid (Cadaval), os ganadeiros Mário Vinhas e Manuel Veiga, os cavaleiros Álvaro Domecq, David Ribeiro Telles, José Samuel Lupi, Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas, o jornalista Manuel Andrade Guerra (presidente do Directório da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I) e o médico veterinário Dr. José Núncio Fragoso compõem a Comissão de Honra das comemorações do 70º aniversário da alternativa de D. Francisco de Mascarenhas.
Último representante de uma época de ouro do toureio a cavalo, D. Francisco de Mascarenhas, filho do também cavaleiro D. Alexandre de Mascarenhas, estreou-se em Espanha com apenas 9 anos de idade (foto da esquerda) em 1937, na praça de El Puerto de Santa Maria, onde toureou ao lado do célebre "Manolete", que nesse dia fez a sua despedida como novilheiro. Nesse mesmo ano toureou de casaca na praça do Campo Pequeno, constituindo o que, à época, foi considerado um "verdadeiro fenómeno". Em 6 de Agosto de 1939, com apenas 11 anos de idade, fez furor na sua apresentação em Madrid. A 29 de Agosto de 1945, recebeu das mãos de Mestre João Núncio, na praça do Campo Pequeno, a alternativa. Em praças de Espanha, França e México e, obviamente em Portugal, ombreou com os maiores toureiros da época. Um grave problema de visão obrigou-o a retirar-se das arenas no ano de 1962. Ainda hoje presença assídua nas nossas praças de toiros, foram muitos - e ainda são - os cavaleiros que usufruiram dos seus ensinamentos, dos seus conselhos e da sua muita experiência, caso de José Samuel Lupi, por exemplo.
Há dias, a Câmara de Almeirim anunciou que o vai agraciar com a Medalha de Honra da cidade, no ano em que assinala o 70º aniversário da sua alternativa.

Fotos M. Alvarenga, D.R. e Marques Valentim