sexta-feira, 3 de abril de 2015

Estremoz, cartel alterado: mano-a-mano Caetano/Branco fica fechado amanhã em Serpa



Ficará amanhã, sábado, oficializado o mano-a-mano de João Moura Caetano (foto de cima) com João Maria Branco (foto ao lado) no próximo dia 2 de Maio em Estremoz, depois da vinda a Serpa dos novos apoderados espanhóis deste, Ignacio Rios e José Luis Cotán, que deverão "fechar a contratação" com a empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota. Este inédito cartel substitui o que anteriormente fora anunciado por Bolota e que incluía os cavaleiros Sónia Matias, Moura Caetano e Tiago Carreiras. A alteração começou a ser delineada depois de Sónia Matias ter sido contratada para tourear na véspera (1 de Maio) na corrida nocturna que se efectua em Elvas. Por forma a não repetir em menos de 24 horas a popular cavaleira em duas praças alentejanas e pouco distantes uma da outra, o empresário terá optado por substitui-la em Estremoz, contactando Branco.
Posteriormente, já na semana anterior, Bolota considerou que a corrida teria "maior impacto" se fosse um mano-a-mano e não uma vulgar tourada de três cavaleiros. O presidente da Câmara de Estremoz (proprietária da praça), Luis Mourinha, informado por João Pedro Bolota da intenção de alterar o cartel inicialmente anunciado, concordou e regozijou-se mesmo com a realização do "duelo" entre Caetano e Branco na sua praça. O projecto ficou finalmente encerrado ontem, depois de um encontro ao final do dia entre Bolota e João Branco, pai do cavaleiro de Estremoz, faltando apenas que os apoderados espanhóis "fechem em definitivo a contratação" - o que, como dissemos, ocorrerá amanhã durante a vinda de Rios e Cotán a Serpa, onde João Maria Branco abre a sua temporada no festival organizado pelos Bombeiros Voluntários.
Quanto a toiros e forcados para a corrida de 2 de Maio em Estremoz, mantêm-se os que antes estavam anunciados: lida-se um curro de Manuel Cary (Herdeiros) e pegam os grupos do Montijo, de Arronches e do Redondo.
João Pedro Bolota pretende ainda contratar João Maria Branco para a corrida da Feira de Maio na Moita e para a Corrida TV/Norte na Póvoa de Varzim (17 de Julho), devendo essas contratações ser fechadas nos próximos dias com os apoderados espanhóis do ginete estremocense, não estando também afastadas as possibilidades de o toureiro vir a apresentar-se em mais duas praças da "Aplaudir", Montijo e Setúbal.

Fotos Fernando Marques e M. Alvarenga