quinta-feira, 9 de abril de 2015

José Henriques recupera de acidente e não actua esta noite no C. Pequeno


Cornetim da praça de toiros do Campo Pequeno43 anos (cumprem-se 44 em Junho) consecutivos, sem ter falhado uma corrida, o popular José Henriques (foto) não actuará esta noite na abertura da temporada lisboeta por estar ainda a recuperar de um traumatismo craniano, por queda, sofrido há cerca de dois meses. Mesmo assim, Henriques estará na praça como convidado especial da empresa.
José Henriques herdou de seu pai, também cornetim em praças de toiros, a arte do trompete, iniciando o seu percurso em filarmónicas e nas Marchas Populares de Lisboa. Para trás, ficou o sonho de ser toureiro, especialmente depois de uma "tareia" sofrida na antiga praça de Cascais. Do seu vasto currículo como cornetim - actuou em todas as praças nacionais - consta também uma intervenção em 1972 na Monumental de Barcelona numa célebre e recordada corrida de gala à antiga portuguesa ali organizada pela empresa do Campo Pequeno, ao tempo liderada por Manuel dos Santos.
Esta noite, na inauguração da Temporada Sensacional do Campo Pequeno, o famoso cornetim não vai fazer soar, pela primeira vez nos últimos 43 anos, o seu artístico trompete.
"Toquei pela primeira vez no Campo Pequeno, no tempo do empresário Manuel dos Santos, na noite de 3 de Junho de 1971, que foi nesse ano a inauguração das nocturnas. Se já estiver recuperado e a cem por cento para voltar a tocar, penso regressar na terceira corrida desta temporada, a 4 de Junho, um dia depois de prefazer exactamente 44 anos a actuar na primeira praça do país. Mas já tocava há seis anos, toquei pela primeira vez na antiga praça de toiros de Cascais, era director de corrida o Júlio Procópio. Por isso e feitas as contas, cumpro esta temporada 50 anos a actuar em praças de toiros", diz-nos José Henriques e explica o que aconteceu:
"Sofri uma queda, caí para trás e bati com a nuca no chão, o que me provocou um traumatismo craniano. Graças a Deus, estou bem, faço toda a minha vida normal, mas o traumatismo afectou-me um nervo que atinge os lábios e me impede, por enquanto de tocar. Estou em tratamentos de fisioterapia e penso que será uma questão de tempo".
E aproveita para agradecer publicamente o "enorme apoio e a grande força" que Rui Bento lhe deu:
"Há dias pedi uma reunião a Rui Bento e este recebeu-me juntamente com o Dr. Paulo Pereira. Transmiti-lhes o que se estava a passar e pus o meu lugar à disposição, pois estava convicto de que tinha que me retirar. O Rui disse-me que não aceitava essa minha decisão, que eu seria sempre o cornetim do Campo Pequeno, que me tratasse e recuperasse para poder voltar ao meu lugar. Já tinha praticamente terminado as sessões de fisioterapia e recomecei-as com a força que o Rui me deu. Ontem, de manhã, fui surpreendido por um telefonema do Dr. Paulo Pereira convidando-me para estar hoje presente na corrida e não vou faltar. Infelizmente, em quase 44 anos, será a primeira corrida em que não vou tocar. Nunca falhei uma, nem quando sofri um outro acidente, há anos, em que fracturei um pé e fui tocar com o pé engessado".
José Henriques, o histórico cornetim do Campo Pequeno, bem merece esta noite o nosso apoio, o nosso carinho e o nosso aplauso. Até logo!

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com