sexta-feira, 3 de abril de 2015

Polémica no Redondo: Moura Jr. fora da corrida de Agosto

Rui Bento no passado sábado na corrida de Monforte, com Bolota e João Moura

Estalou nova polémica no Redondo depois de um site ter avançado ontem que o cartel da corrida de 7 de Agosto, primeira das duas que este ano se realizarão no Coliseu, seria composto pelos cavaleiros João Moura Jr. (foto ao lado), João Ribeiro Telles e Marcos Bastinhas e pelos Forcados do Redondo (mudança de cabo) e toiros da ganadaria São Martinho.
Ontem mesmo, José Rilhas, membro da Associação Tauromáquica Redondense (que organiza as corridas locais) telefonou a Rui Bento (apoderado de Moura Júnior) manifestando-se "inconfortável" com a "fuga de informação" e lamentando-a.
Isto, porque Rui Bento impusera como condição absoluta, durante as conversações com a A.T.R., que o elenco não fosse nunca divulgado antes do dia 1 de Maio, data em que dois dos cavaleiros que o integravam (Moura e Telles) estão anunciados para a grande corrida que vai ter lugar em Montemor. Agora, voltou tudo à estaca zero e João Moura Júnior saíu do cartel de Agosto no Redondo.
"É verdade que houve conversações e é verdade que houve acordo no que diz respeito à condição financeira", confirma Rui Bento, acrescentando: "Mas é também verdade que impus como condição absoluta que o cartel não fosse divulgado antes de 1 de Maio, para não prejudicar de modo algum a corrida que nesse dia se vai realizar em Montemor. Sugeri, inclusivamente, que no dia dessa corrida pudessem ser distribuídos em Montemor avisos anunciando a corrida de Agosto no Redondo, mas nunca antes desse dia e a verdade é que ontem me contactou José Rilhas, incomodado com o facto de o cartel ter sido avançado num site. Não fui eu que o divulguei".
E diz mais:
"Isso é grave e viola o nosso acordo. Mas mais grave, ainda, é o facto de na mesma notícia se ter anunciado que seriam lidados toiros de determinada ganadaria. Esse factor não estava ainda acordado e, além disso, não fecho nunca um contrato dos meus toureiros sem primeiro, eu ou alguém de minha confiança, ver os toiros. Primeiro, nunca ficou acordada nas conversações a ganadaria a lidar; segundo, nunca ficaria, sem que primeiro víssemos os toiros. Só estava acordado o tema financeiro, faltava fechar o resto para garantir a presença do João Moura Jr. nessa corrida. E assim, como ontem referi a José Rilhas, voltou tudo à estaca zero".
Rui Bento não brinca em serviço. Por alguma razão foi eleito na última temporada como "apoderado do ano". As coisas ou são ou não são. E quando não são, deixam de ser...

Fotos Manuel Ribeiro e Maria João Mil-Homens