segunda-feira, 4 de maio de 2015

Elvas: o regresso em grande de Marcos Bastinhas

Um par de bandarilhas do Maestro Bastinhas em terrenos de verdade
Triunfo importante de Tito Semedo em Elvas
Inicialmente colhida com aparato, mas sem chegar a cair, Sónia Matias cresceu
e teve lide meritória
Ana Batista começou "assim-assim", mas terminou com dois curtos de valor
Pedro Salvador em noite grande e também a provar
que as empresas deviam olhar para ele com redobrada
atenção
Apoteótico regresso de Marcos Bastinhas à praça
da sua terra
Com Passanhas que não deixavam "brincar em serviço", foi grande e triunfal a
noite para os grupos de forcados de Monforte e de Elvas (fotos de cima) e para
os Amadores de Coimbra (foto de baixo), um grupo que vem surpreendendo pela
positiva e que está esta temporada a pegar mais que sempre 


Miguel Alvarenga - Belíssimo jogo dos toiros da prestigiada (e renovada, pelos vistos, para o lado da emoção!) ganadaria Passanha proporcionaram uma agradável corrida, com bons triunfos dos seis cavaleiros e grandes pegas dos três grupos de forcados, na noite de sexta-feira no Coliseu de Elvas - que registou meia entrada e teve nas bancadas a presença de um público muito especial e sui-generis, sem grande ambiente taurino, basicamente preenchido por convidados e (muito) poucos entendidos.
Os cartéis em Elvas começam a pecar por serem sempre iguais, demasiado repetitivos com a "prata da casa" e a chamar, por isso, poucos aficionados - o que, a curto prazo, pode ser mau para a praça, não arriscando muito se antever que começa a ter sérias semelhanças com a festiva Monumental de Albufeira... Há que cuidar disso com especial atenção e começar a inovar com elencos mais atractivos, se não...
Joaquim Bastinhas fez alarde da sua experiência, do seu imenso impacto com o público e da sua arte. Triunfou, diante de um Passanha muito bem apresentado e que deu excelente jogo para o Maestro elvense "fazer das suas" e meter tudo e todos no bolso. Uma grande actuação, na senda das muitas que fizeram dele o triunfador maior de 2014.
Tito Semedo é um cavaleiro que merece estar, por mérito próprio, nas principais praças - que se continuam a esquecer dele, incompreensivelmente. Em Elvas, mostrou decisão e esperou o toiro "dentro" dos curros, recebendo-o com emoção e parando-o com o seu excelente cavalo de saída. Colocou dois compridos "à antiga" e excedeu-se depois nos curtos com fantásticos "quiebros" e remates "pintureros". Esteve em grande e a provar que tem direito a muito mais.
Sónia Matias foi aparatosamente colhida e só não caíu por milagre. Depois, provou que vale e agigantou-se, destacando-se em dois curtos de muito mérito e em terrenos de grande compromisso.
Ana Batista teve actuação irregular, mas terminou em crescendo com dois ferros de boa nota.
Pedro Salvador chegou ao público com uma lide de muita emoção e ferros de arrepiar. O toiro de Passanha era sério e o valoroso Pedro desenvolveu uma lide ainda mais séria. Outro cavaleiro que merece outros vôos, porque tem asas e motores para os vencer.
Fechou a corrida, de forma apoteótica, Marcos Bastinhas, que reaparecia na sua terra depois do azarado acidente do ano passado. Está um "torerazo", tem uma quadra magnífica e triunfa com todos os toiros. Em Elvas, reafirmou a força do seu toureio, a raça da sua alma, o valor do seu coração. Lide deslumbrante e que empolgou tudo e todos, mais um êxito importante do jovem Bastinhas, a aguçar o apetite para a noite de 4 de Junho em Lisboa, onde vai competir com dois monstros sagrados, Moura e Pablo.
Grandes pegas dos Amadores de Monforte, por intermédio de Luis Aranha (à segunda) e Nuno Toureiro (à primeira, a grande pega da noite), destacando-se a rabejar o cabo Ricardo Carilho.
Pelos Académicos de Elvas, também dois pegões de Paulo Maurício (à terceira) e Luis Machado (à primeira).
Pelos Amadores de Coimbra, um grupo que está a surpreender pela positiva, duas magníficas pegas de Rui Martins (à primeira) e José Freire (à segunda), havendo que registar a excelente intervenção de todos os elementos nas duas pegas.
A corrida foi bem dirigida por Marco Gomes, que a fez decorrer em bom ritmo. Mais uma vez, nota altíssima para os toiros de Passanha, a grande "causa" da agradável e bem passada noite de sexta-feira no Coliseu de Elvas - onde esperamos por cartéis diferentes em próximas ocasiões.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com