segunda-feira, 4 de maio de 2015

Toiros sérios de Passanha Sobral e triunfo dos cavaleiros em Beja

Tito Semedo  brilhou em Beja, depois de na véspera
ter triunfado em Elvas

Grandes actuações de Rui Fernandes no seu regresso ao Alentejo
Marcos Tenório Bastinhas voltou a estar em grande, sábado em Beja
Os toiros duros de Passanha Sobral não facilitaram a vida aos forcados de São
Manços, Cascais (fotos de cima) e Beja (foto de baixo), tendo sido estes os
autores da pega da tarde, por intermédio de João Fialho. Na foto de cima, a
pega de Joaquim Faísco, do grupo de Cascais, que saíu lesionado com fractura
do perónio, tendo sido operado ontem no Hospital de Beja


A tradicional corrida da Ovibeja, que sábado na praça de Beja registou uma entrada de mais de meia casa e foi, depois de Montemor e Elvas, o terceiro grande espectáculo que marcou este alucinante fim-de-semana taurino, ficou marcada pelo grande e de excelente jogo curro de toiros da ganadaria Passanha Sobral. A seriedade e a emoção começam, aos poucos, a regressar às nossas arenas - o que é de louvar e aplaudir. Os toiros não facilitaram a vida aos cavaleiros e aos forcados, mas estes estiveram à altura dos oponentes e proporcionaram grandes exibições ao público.
Tito Semedo teve duas actuações distintas, brilhando frente ao primeiro toiro da tarde e fazendo depois "das tripas coração" para conseguir lidar o seu segundo, o pior do lote. Rui Fernandes vinha embalado por triunfos recentes em Lisboa e em Sevilha e regressou em grande ao Alentejo (que o acarinha e admira há muitos anos). Lidou muito bem o seu primeiro, de arrancadas pouco claras e esteve soberbo no quinto da tarde, com uma lide em crescendo e marcada pela emoção de grandes ferros, que culminou com aplaudida volta à arena acompanhado dos ganadeiros. Marcos Bastinhas voltou a obter sonante triunfo, sobretudo no último toiro da corrida, mas com detalhes muito bons no primeiro que enfrentou. Marcos está num momento "cumbre" e altamente moralizado pelos êxitos que vem somando.
As pegas não foram fáceis, face à dureza dos toiros de Passanha Sobral. Pelo grupo de S. Manços, pegou João Fortunato (à quarta) e o outro toiro foi pegado de cernelha, sem problemas de maior, por Manuel Vieira e Paulo Gomes. Pelo grupo de Cascais pegaram Carlos Dias (à sexta) e Joaquim Faísco (que saíu lesionado e ontem foi operado ao perónio, como esta manhã informámos). Pelos Amadores de Beja, foram forcados de cara Miguel Sampaio (ao quinto intento) e João Fialho (na pega da tarde, à primeira tentativa e com o grupo a ajudar muito bem). A corrida foi bem dirigida por Agostinho Borges.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com