quinta-feira, 14 de maio de 2015

João Telles a poucas horas do regresso ao Campo Pequeno: "Que seja praça cheia!"



João Ribeiro Telles regressa esta noite à arena da primeira praça de toiros do país, na Corrida "Vidas/CM",  depois de em 2014 ali não ter toureado por falta de acordo (financeiro) com a empresa. Na corrida desta noite, as expectativas de João "são as maiores": "Primeiro, por voltar a tourear no Campo Pequeno, ainda e sempre a grande catedral do toureio a cavalo; depois, pela corrida que é e a que atribuo um significado de enorme carinho. Os Ribeiro Telles juntos no Campo Pequeno é sempre um evento importante e e por isso prevejo uma noite, sem dúvida, muito especial. Não toureamos juntos em Lisboa desde a noite da minha alternativa. E é sempre um alento muito grande estar a tourear ao lado do meu tio António e do meu primo Manuel".
Para o jovem João, "existe, sem dúvida, uma mística muito especial na nossa família, a tauromaquia é o tema que domina o nosso dia-a-dia, as nossas conversas rodam sempre em torno de toiros e de cavalos. A Família Ribeiro Telles tem um historial único no mundo da tauromaquia que nos marca a todos".
Mestre David Ribeiro Telles, o Avô, será esta noite o grande ausente no Campo Pequeno. Está a recuperar, felizmente bem, de mais um problema de saúde, mas não vai estar na praça. João comenta a ausência: "O meu Avô é a nossa referência, ainda me deu a alternativa no Campo Pequeno, tive essa sorte. Hoje vamos todos dar o nosso melhor, é a maior homenagem e a maior satisfação que lhe podemos dar".
E sobre os toiros da prestigiada e séria ganadaria Murteira Grave, opina João Ribeiro Telles: "É, sem dúvida, uma das ganadarias de maior prestígio no nosso país e também uma referência em Espanha. Além disso, o Dr. Joaquim Grave é um grande amigo da família. E esta noite tem um significado muito particular para mim, porque já triunfei em 2013 com toiros Grave, mas é a primeira vez que os vou enfrentar no Campo Pequeno".
Expectativas para logo à noite? "Que seja praça cheia, que triunfemos todos e que esses triunfos tenham o significado muito particular de serem conquistados frente a toiros de verdade e que transmitem emoção e seriedade à Festa. Sorte também para os forcados, os meus amigos de Vila Franca e de Coruche",
João Ribeiro Telles "estreia" hoje em Lisboa o novo apoderado e também sobre esse facto nos diz: "É outra particularidade do meu regresso esta noite ao Campo Pequeno. Fazemos a nossa estreia em Lisboa, eu e o meu novo apoderado 'Nené', que não é propriamente novo, pois já foi meu apoderado nos tempos de amador, nos meus princípios e agora voltámos a unir-nos. Tenho a maior confiança nele e estamos em conjunto a delinear uma grande temporada".

Fotos D.R./@João R. Telles e @Praça do Campo Pequeno