segunda-feira, 18 de maio de 2015

Joaquim Grave polémico: "É lamentável o que se passou ontem em Évora!"

O Dr. Joaquim Grave (à esquerda, na foto) ontem em Évora, com João R. Telles
O toiro de Murteira Grave, ontem em Évora, investindo para o capote de António
Telles Bastos e, em baixo, num momento da magnífica lide de António Telles


Lançada a polémica na rede social "Facebook" e nomeadamente na página da ganadaria Murteira Grave, onde o seu proprietário, Dr. Joaquim Grave, comentou hoje assim a actuação do seu toiro ontem no 56º Concurso de Évora: "O 'Atirador' foi um toiro fixo nas montadas, pronto nas acometodas aos cavalos, recarregava com raça depois de lhe serem cravados os ferros, escolheu os médios como os seus terrenos e investiu aos capotes com o morro pelo chão. António Ribeiro Telles esteve em plano de máxima figura do toureio na lide deste toiro".
O comentário de Joaquim Grave motivou já alguns outros comentários no "Facebook", nomeadamente um do aficionado Luis Pacheco, que reza assim:
"Não consigo perceber a atribuição de nenhum dos prémios. O de apresentação é dado a um autêntico boi, feio e sem cornos. O de bravura a um toiro com querença desmedida perto da direcção de corrida, nunca humilhou, andando sempre com a cara por alto, se correr é bravura, vamos de mal a pior. Também não entendi aquelas palmas, tipo grupo organizado, ao quinto toiro de saída, toiro horrível de tipo, afilado de trás e com uma cara que não é de toiro bravo. O toiro da sua ganadaria era, sem dúvida, uma estampa, bravo merecedor dos dois prémios. Parabéns, Dr. Joaquim, o trabalho e a dedicação algum dia será reconhecido pelos seus colegas".
E a resposta de Joaquim Grave foi esta e diz tudo:
"Deixe-me agradecer os seus comentários tão acertivos, vi a corrida exactamente como o Senhor. Realmente é lamentável o que se passou ontem em Évora. Mas já agora, deixe-me também dizer-lhe que eu não votei, há tempos que não voto depois do que me fizeram um dia (em particular posso contar-lhe). Os seus comentários estão incrivelmente certos! Obrigado".

Fotos Maria João Mil-Homens e Emílio de Jesus