segunda-feira, 18 de maio de 2015

Festa e Forcados de luto: morreu António Paim

António Paim (de boné) com os também antigos forcados de Santarém, Luis
Gameiro, Joaquim Pedro Torres e o ex-cabo Carlos Empis
O Grupo de Santarém nos anos 40. Da esquerda para a direita: Nuno Netto,
António Alcobia, Ricardo Rhodes Sérgio (atrás), António José Torres Pereira,
José Abreu Alpoim (também atrás), D. Francisco de Mascarenhas, António Paim,
Jorge Duque e José Goes
António Paim "foi um forcado de eleição, fosse a pegar de caras ou a ajudar",
recorda o Grupo de Forcados de Santarém, onde ingressou em 1937; em baixo,
dando a volta à praça com Mestre João Núncio


A Festa e os Forcados de luto pela morte de António Eugénio Cortes Paim dos Reis, que ultrapassara já a barreira os 90 anos de vida e era na actualidade o mais antigo elemento do centenário Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Lavrador, industrial e prestigiado criador de cavalos, era pai de seis filhos - entre os quais os nossos amigos António e Manuel Paim, também eles antigos forcados de Santarém - fruto do seu casamento com Dª Maria Isabel Ferreira de Lima.
"A minha vida como forcado começou quando estudava na Escola Agrícola, onde existia um grupo de forcados que pagava nas garraiadas, nessa altura eu também toureava a cavalo, até que o Gabriel Barata me desafiou para ir para o Grupo de Santarém em 1937", recordou há tempos numa entrevista.
António Paim começou a fardar-se nesse ano de 1937, era então o Grupo de Santarém comandado por António Gomes de Abreu.
"Foi um forcado de eleição, fosse a pegar de caras ou a ajudar, numa altura decisiva da tauromaquia em Portugal, durante a qual se elevou a pega à categoria de arte do toureio, estabelecendo os terrenos, o cite de largo, o recuou e o momento da reunião, tendo então o Grupo de Santarém desempenhado um papel de destaque absoluto" - recorda o Grupo de Forcados de Santarém no seu site oficial.
Continuou a pegar até 1947, tendo entretanto assistido à passagem de testemunho da chefia do grupo para D. Francisco de Mascarenhas em 1945. Apesar de retirado, nunca deixou de ser um membro "activo", acompanhando sempre o grupo.
O corpo de António Paim vai estar em câmara ardente, hoje, na Igreja da Misericórdia, em Benavente, onde residia, realizando-se o funeral amanhã, após missa, em hora a designar.
A toda a ilustre Família enlutada, muito em especial a seu filhos e nossos amigos António e Manuel, bem como ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos D.R./@Grupo de Forcados Amadores de Santarém