segunda-feira, 18 de maio de 2015

Núncio e Passanha venceram ontem o 56º Concurso de Évora... mas sem "maioria absoluta"!

Apesar da euforia benfiquista à mesma hora...
... a praça de Évora registou uma grande presença de público, a rondar os
três quartos de casa
Momento em que os fotógrafos registaram a entrega dos prémios aos
representantes das ganadarias vencedoras: Diogo Passanha e José Núncio
(na foto de baixo exibindo os respectivos troféus)


Os toiros de Branco Núncio ("bravura") e de Passanha ("apresentação") venceram ontem o 56º Concurso de Ganadarias em Évora - cuja praça e apesar de à mesma hora jogar o Benfica, registou uma agradável presença de aficionados, a rondar os três quartos.
Os membros do júri eram este ano (outra vez, depois de o não terem sido nos últimos dois) os seis ganadeiros cujos toiros estavam em concurso, mas três deles não votaram - ou antes, rascunharam os boletins de voto, o que equivaleu a votos nulos.
Da decisão dos outros três resultou a atribuição do prémio "apresentação" ao toiro de Passanha, lidado em último lugar por João Moura Jr. (que com ele obteve um grande êxito) e do prémio "bravura" ao toiro de Branco Núncio, lidado a abrir praça (e muito bem) por António Ribeiro Telles. O público aplaudiu a atribuição do prémio de melhor apresentação ao toiro da ganadaria Passanha e dividiram-se as opiniões quando se anunciou que o prémio de bravura ia para o exemplar de Núncio, havendo mesmo a registar alguns apupos na praça.
Bem dirigida por Agostinho Borges, a corrida de ontem em Évora decorreu em muito bom ritmo e durou pouco mais de duas horas, havendo a registar muito boas actuações de António Ribeiro Telles, de Vitor Ribeiro e de João Moura Jr. (que teve o maior destaque na actuação que fechou praça) e grandes pegas dos Amadores de Montemor (com a reaparição de Francisco Borges, que já aqui referimos em pormenor) e dos Amadores de Évora, que se apresentaram de luto pelo recente falecimento da Mulher de João Patinhas, seu cabo fundador e Mãe do também antigo cabo Bernardo Batinhas, tendo João Madeira brindado aos céus, em sua memória, a primeira pega do seu grupo - desta corrida não perca, ainda hoje, a análise de Miguel Alvarenga e as foto-reportagens de Emílio de Jesus e Maria João Mil Homens, bem como as fotos de todos os Famosos (muitos... e bons!) que estiveram nas bancadas e na trincheira da Arena d'Évora.

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga