segunda-feira, 11 de maio de 2015

Paulo Jorge Santos e Miguel Moura, os triunfadores de ontem na Benedita

Pela manhã, teve lugar o tradicional passeio equestre que percorreu grande parte
dos lugares da freguesia. Na foto de baixo, Fernando Fonseca, proprietário da
Coudelaria Fonseca
Praça cheia, muita aficion e excelente organização na corrida de ontem na Benedita
Marco José era o cabeça de cartaz e foi homenageado pela organização pelos
seus 20 anos de alternativa. Com o microfone, José Guerra, a alma desta já
tradicional corrida na Benedita
Paulo Jorge Santos apontou um rumo de sucesso nesta temporada. Esteve
soberbo na Benedita, destacando-se até num emotivo par de bandarilhas
Miguel Moura esteve ontem em grande nível na sua estreia na Benedita
Forcados de Santarém e Tomar foram autores de seis soberbas pegas, todas elas
executadas à primeira tentativa. Em baixo, o momento em que o cabo dos
tomarenses, Marco de Jesus, entregava ao cabo dos Amadores de Santarém,
Diogo Sepúlveda, uma lembrança pelo centenário deste grupo, que se está
a comemorar nesta temporada de 2015


Fernando José (texto e fotos) - Tarde de sol e praça cheia (faltariam pouco mais de duzentas pessoas para esgotar a lotação da portátil), ontem, na já tradicional corrida de toiros efectuada na Benedita (Alcobaça), uma primorosa organização da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais.
Os toiros da ganadaria Casa Avó primaram pela excelente apresentação, embora algo fracos de mãos e com o comportamento comprometido pelo piso da arena, que não estava, lamenta-se, nas melhores condições.
Abriu praça o cavaleiro Marco José, que cumpriu como é seu hábito, voltando a estar equiparado no seu segundo toiro. Foi homenageado pela organização, ao intervalo, pelos seus 20 anos de alternativa, que esta temporada está a assinalar.
Paulo Jorge Santos, que fora o triunfador desta corrida em 2014, entrou em força a lidar o segundo da tarde, arriscou com ferros de compromisso e o público retribuiu-lhes fortes aplausos depois de uma lide superior e em que evidenciou encontrar-se em grande momento de forma e muito bem montado. O seu segundo toiro não facilitou e Paulo Jorge teve uma lide certa, mas sem a força da primeira.
O jovem Miguel Moura estreava-se na Benedita, onde seu Pai já toureou, demonstrando estar a viver um grande momento. Assinou duas excelentes lides a gosto do público, perfeito a cravar e a bregar. No segundo toiro, excedeu-se demasiado em adornos (mordidelas a mais do cavalo no toiro, fruto da sua juventude e da sua irreverência).
Pegaram os Forcados de Santarém e os de Tomar, que testaram novos elementos dos seus grupos, cumprindo na perfeição com seis pegas todas elas ao primeiro intento. O cabo dos Amadores de Tomar, Marco Fernando de Jesus, fez a entrega de uma lembrança ao cabo dos Amadores de Santarém, Diogo Sepúlveda, pela comemoração do centenário do grupo.
Sem quase se dar por ele, dirigiu a corrida de forma soberba Francisco Calado. De manhã, teve lugar o tradicional e sempre muito concorrido passeio equestre, que percorreu grande parte dos lugares da freguesia.