sexta-feira, 15 de maio de 2015

Toureiro em estado muito grave: Jiménez Fortes sofre arrepiante cornada no pescoço ontem em Madrid



A morte rondou ontem em Madrid, onde o matador Saúl Jiménez Fortes (fotos) sofreu no último toiro da tarde uma gravíssima cornada no pescoço, com duas trajectórias profundas, uma de 15 centímetros, ascendente, da região cervical direita, que atingiu a glândula tiróide e o esófago; e outra de 10 centímetros que lesionou o músculo esternocleidomastoideo. Foi operado de urgência na enfermaria da Monumental de las Ventas pelo Dr. García Padrós e depois transferido para o Hospital São Francisco de Assis, na capital espanhola, onde está internado na Unidade de Cuidados Intensivos em estado ainda considerado grave.
Nemésio Matias, seu apoderado, informou esta manhã os jornalistas de que o toureiro passou a noite "sem febre e muito tranquilo", embora o seu estado continue a ser "muito grave".
"A cornada foi duríssima, pelo que há que esperar, ter tranquilidade e paciência. Já falei esta manhã com ele, embora esteja sob tranquilizantes, mas encontra-se sereno e é ele próprio quem nos está a dar ânimo a todos", adianta o apoderado.
Jiménez Fortes foi colhido por um toiro de Salvador Domecq numa tarde em que se lidaram cinco desta divisa e um de Fidel San Román. Jiménez Fortes cortara uma orelha no seu primeiro toiro. Uceda Leal foi ontem silenciado em ambos do seu lote e o mexicano Diego Silvett também.

Fotos Álvaro Marcos/las-ventas.com, Frán Jiménez/aplausos.es e Andrew Moore/@Juan Lamarca/Facebook