sexta-feira, 22 de maio de 2015

Último rabo em Las Ventas foi há 43 anos: Palomo Linares homenageado hoje em Madrid

43 anos depois, Palomo Linares foi esta manhã
homenageado na Monumental de Madrid
22 de Maio de 1972: tarde histórica em Madrid, já lá vão 43 anos. Palomo Linares
corta um rabo e foi o último que se concedeu em Las Ventas...


O matador de toiros Sebastián Palomo Linares (ao lado, com Miguel Alvarenga, fotografados em Santarém numa corrida nos anos 80 por Luis Azevedo) foi esta manhã homenageado, quando se cumpre o 43º aniversário do seu histórico feito de ter cortado duas orelhas e um rabo na Monumental de las Ventas, em Madrid.
Na Sala "António Bienvenida" da Monumental madrilena, recordou-se a figura do famoso toureiro e visionaram-se imagens da histórica tarde de 22 de Maio de 1972 em que Palomo Linares escreveu uma das mais importantes histórias na primeira praça de toiros do mundo. Foi a última vez que se cortou um rabo em Madrid, máximo troféu concedido aos toureiros após cortarem as duas orelhas.
O acto desta manhã contou com a presença do conselheiro da Presidência, Justiça e Porta-Voz do Governo regional, Salvador Victoria e de diversos membros do Conselho do Centro de Assuntos Taurinos da Comunidade de Madrid.
Seguidamente, na galeria do sector 1 foi descerrado um mosaico que reflecte a homenagem da Comunidade de Madrid ao famoso matador de toiros de Linares em recordação por aquela histórica tarde, a última vez em que um toureiro recebeu o máximo troféu em Las Ventas depois da lide e da morte do toiro: o corte de um rabo.

Fotos Javier Arroyo/aplausos.es, D.R. e Luis Azevedo/Estúdio Z