segunda-feira, 22 de junho de 2015

Grande triunfo de Gilberto Filipe e da ganadaria Vinhas ontem na Ilha Terceira

Praça cheia e ambiente enorme na corrida de abertura da Feira de S. João, ontem
à tarde na Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo
Gilberto Filipe e o toiro "Tabaquero" de Vinhas foram os grandes triunfadores
da primeira corrida das Sanjoaninas, ontem na Ilha Terceira
O primeiro toiro das Sanjoaninas era da temida e afamada ganadaria espanhola
Miura e foi lidado por Luis Rouxinol. Em baixo, José Vicente, que ganhou o prémio
para a melhor pega, dando a volta aos ombros depois de se ter despedido das
arenas


Gilberto Filipe e o toiro "Tabaquero" da prestigiada ganadaria Vinhas (com o nº 37, negro bragada meano e que pesou 465 quilos), um toiro de bandeira, de incansáveis investidas e aplaudida bravura, sagraram-se ontem e como já esta manhã referimos, triunfadores absolutos da primeira corrida da Feira Taurina de S. João (Sanjoaninas), que ontem decorreu na Monumental de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira (Açores).
Gilberto Filipe ganhou o troféu para a melhor lide e o toiro de Vinhas foi muito justamente galardoado com o troféu "bravura" numa tarde em que se lidaram exemplares das divisas espanholas Miura e Jandilla e das portuguesas de Rego Botelho, João Gaspar e Assunção Coimbra, tendo o exemplar desta ganadaria ganho o prémio "apresentação" (toiro "Ramero", nº 103, com 445 quilos).
Além do triunfador Gilberto Filipe, actuaram Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro e os cavaleiros locais Tiago Pamplona, Rui Lopes e João Pamplona, tendo todos dado volta à arena.
A praça quase esgotou e as seis pegas estiveram a cargo dos Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, porque, como hoje referimos, os também anunciados do Ramo Grande se recusaram a actuar, discordando do critério do director na ordem de saída dos toiros e alegando que num concurso de ganadarias deve ser por ordem de antiguidade (como se fazia antigamente), se bem que o novo Regulamento tenha alterado isso e agora se faça o usual sorteio nos concursos de ganadarias.
As pegas foram executadas por Fernando Sousa (à segunda), José Vicente, Carlos Vieira e Luis Cunha (à terceira), João Pedro Ávila (à segunda) e João Silva. José Vicente, que pegou o toiro de Jandilla e a seguir se despediu das arenas, sendo passeado aos ombros pelos companheiros (foto ao lado), conquistou o prémio para a melhor pega.
No início da corrida, guardou-se um  minuto de silêncio pelo crítico João Mascarenhas e pelo forcado e picador Rafael Trancas, falecidos recentemente.

Fotos André Pimentel/D.R./cortesia @festassanjoaninas/2015