Vítima de doença que não perdoa e contra a qual lutou nos últimos anos com a maior coragem, dignidade e esperança, morreu esta madrugada o nosso querido amigo Rafael Silva Trancas, antigo e recordado forcado dos Amadores de Vila Franca e destacado picador com carreira e história feita além-fronteiras.
Desde muito jovem ligado à Tauromaquia, era filho de Joaquim Trancas, recordado maioral da ganadaria de José da Silva Lico.
Rafael Trancas era casado com Eduarda Oliveira, irmã do matador de toiros Eduardo Oliveira e era irmão da Mãe do rejoneador Diego Ventura, Irene Ventura.
Enquanto picador, destacando-se e grangeando o respeito de todos em Espanha, integrou as quadrilhas dos matadores Vitor Mendes, Ignacio Ramos, Luis Miguel Encabo, Eduardo de Oliveira, Mário Miguel e Luis Miguel "Procuna" e também dos jovens novilheiros Manuel Dias Gomes e João Augusto Moura, entre outros.
Desconhecem-se ainda pormenores sobre as cerimónias fúnebres, que ao longo do dia tentaremos apurar e noticiar.
A toda a Ilustre Família enlutada, em especial a sua Mulher, seus seis filhos e suas irmãs, endereçamos as mais sentidas condolências.
Foto Ricardo Relvas

