Última Hora - Depois de o Dr. Jorge Gomes, director clínico do Hospital de Portalegre, ter dado há cerca de uma hora uma curtíssima conferência de imprensa onde não entrou em pormenores sobre as lesões sofridas pelo cavaleiro Joaquim Bastinhas, limitando-se a confirmar a "gravidade" das mesmas (fracturas ósseas na bacia, numa perna e num pé e rotura da bexiga), mas tranquilizando todos ao afirmar que o estado do toureiro é "estável" e "em momento algum correu perigo de vida", todas as fontes hospitalares que temos contactado continuam a ser prudentes e cautelosas, não vaticinando prognósticos quanto ao futuro da actividade profissional do cavaleiro elvense, que tem 59 anos e pode, com o acidente sofrido esta manhã na sua herdade em Elvas, ter comprometido seriamente o prosseguimento da mesma. Escusado será dizer que Bastinhas não voltará a tourear este ano, mas é ainda cedo para se prever ou não se o voltará a fazer no futuro.
"Trata-se de um homem de 60 anos e não de um jovem de 20, as fracturas que sofreu são graves, pelo que não se pode arriscar afirmar que ficará completamente bom e que pode voltar a tourear", diz-nos uma fonte, adiantando que "neste momento, tudo vai depender da recuperação" que, como afirmou o Dr. Jorge Gomes, será "demorada e muito cuidada".
Joaquim Bastinhas tinha ainda várias corridas agendadas até ao final da presente temporada, a primeira das quais já amanhã, sábado, na praça da Nazaré. O mais popular dos cavaleiros nacionais foi esta manhã atropelado por uma máquina telescópica (tractor) conduzida por um funcionário seu, na Herdade das Algramassas, em Elvas. Bastinhas ter-se-à distraído quando o veículo fazia marcha atrás e foi apanhado, tendo sido socorrido no local pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, que mobilizaram oito elementos e quatro viaturas. Inicialmente observado no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, foi depois transferido para o Hospital de Portalegre na ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do hospital elvense. No caminho sentiu-se indisposto, mas entrou consciente no Hospital de Portalegre, onde foi sujeito a vários exames e onde há cerca de uma hora começou a ser operado.
Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com