Joaquim Bastinhas está a "recuperar muito bem" e, segundo o jornalista Hugo Teixeira, que ontem esteve novamente no Hospital de Portalegre, "até os médicos estão surpreendidos" com a evolução tão positiva do seu estado. O cavaleiro continua internado naquela unidade hospitalar, num quarto particular do 3º piso, o andar de Cirurgia que foi inaugurado em Agosto passado. Bastinhas foi na sexta-feira operado às fracturas sofridas na bacia e num pé, depois de ter sido atropelado por uma máquina agrícola telescópica na sua herdade em Elvas. O condutor do veículo, funcionário de Bastinhas, não se apercebeu de que o toureiro estava mesmo atrás e este ter-se-à distraído com o telemóvel, não se apercebendo também de que a máquina fazia marcha atrás.
"Só por milagre não ficou completamente esmagado", referiu um outro funcionário que se encontrava no local no momento de acidente e que foi quem alertou o condutor para que parásse imediatamente. O cavaleiro, de 59 anos, sofreu ainda uma grave lesão na bexiga e será proximamente operado para "a reconstruir".
Joaquim Bastinhas tem recebido algumas visitas, mas a lista "é muito restricta", diz-nos Hugo Teixeira, "para não o cansar". O toureiro está consciente da gravidade das lesões que sofreu e, por força dos medicamentos, "dorme a maior parte do tempo". Sua Mulher, Helena Nabeiro Tenório, tem sido uma companhia permanente no hospital, onde ontem também visitaram o toureiro o seu apoderado Fernando Silva Marques e sua Mulher, Guiomar, o amigo Carlos Parente e o padre Marcelino.
Bastinhas tinha ainda várias corridas agendadas até ao final da presente temporada, mas suspendeu-as todas, obviamente, como o apoderado confirmou esta semana à agência Lusa.
Fotos Frederico Henriques/@Campo Pequeno/Prótoiro e D.R.