| Momento da condecoração do cabo dos Amadores de Montemor, pelo Prof. Valente de Oliveira, com as insígnias da Ordem de Mérito |
António Vacas de Carvalho, cabo dos Forcados Amadores de Montemor, foi ontem condecorado pela Presidência da República com o grau da Oficial da Ordem de Mérito em cerimónia que decorreu ontem ao início da corrida que se realizou em Montemor-o-Novo e que registou praça cheia.
As insígnias foram atribuídas a Vacas de Carvalho pelo Prof, Valente de Oliveira, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, em representação do presidente da República, Prof. Cavaco Silva.
António Vacas de Carvalho agradeceu a honra de ter sido agraciado pelo mais alto magistrado da Nação e sublinhou que a condecoração - atribuída pela comemoração, no ano transacto, do 75º aniversário do grupo - honra todos os elementos que ao longo de 75 anos honraram e dignificaram a histórica jaqueta dos Amadores de Montemor.
O Prof, Valente de Oliveira, acompanhado por outros elementos da Presidência da República, Dr. Fernando Lima (chefe de gabinete) e Prof. Francisco Avillez, assistiu depois à corrida no camarote e na companhia da presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Hortência Chegado Menino - tendo sido brindado por Vacas de Carvalho na primeira pega da corrida. O Grupo de Montemor teve destacada intervenção com seis rijas pegas aos sérios e poderosos toiros da ganadaria Silva Herculano, havendo apenas a lamentar o incidente sofrido por Francisco Maria Borges, que saíu inanimado da arena ao tentar pegar o último toiro da tarde, tendo sido inicialmente assistido na enfermaria, onde recuperou os sentidos, pelo Dr. António Peças e posteriormente transferido ao Hospital de Évora, onde não lhe foram diagnosticadas nos exames que fez quaisquer lesões graves, como esta manhã noticiámos, estando já em casa.
Já a seguir, não perca: o filme das 6 pegas de ontem em Montemor.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com

