quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Hugo Teixeira: Morreu a Festa em Portalegre...





Hugo Teixeira - Não há corrida de toiros em Portalegre. A tradicional/histórica corrida da Feira das Cebolas, espectáculo que deveria decorrer no próximo fim-de-semana, ficou na gaveta, aguardando por melhores dias...
Eu não entendo o silêncio da crítica sobre esta matéria (no fundo, até percebo...), nem consigo tão pouco entender por que motivo a praça de toiros de Portalegre tem de carregar, constantemente, com esta triste sina.
Se esta situação ocorresse há meia dúzia de anos, este seria um escândalo no panorama taurino nacional e naquela região em particular. Não duvido!
Também não duvido que os empresários seriam apupados pela crítica, os aficionados ficariam indignados, os toureiros inconformados - mas hoje, ao que parece, estamos perante uma situação de indiferença, sabe-se lá porquê...
Tudo parece normal.
Quando afirmam, e bem, que a Festa vai morrer por culpa daqueles que andam no seu seio, tiro sempre o meu chapéu... pois é a pura das verdades e neste caso, em particular, confirma-se.
Sem a sua tradicional corrida da Feira das Cebolas, a praça de toiros de Portalegre afunda-se e o título que ostenta, ao ser aclamada por muitos como a "mal-amada", ou o "patinho feio" da Festa, ganha assim contornos mais elevados.
A velhinha "José Elias Martins" não merecia este tipo de desconsideração, nem este tipo de desprezo.
Na minha opinião, trata-se de um escândalo que deveria envergonhar quem anda na Festa, quem pensa a Festa e quem vive da mesma!
Onde é que isto já se viu?
A praça de toiros de uma capital de distrito encerrada na sua data mais importante?
Onde é que já se viu a praça de toiros mais importante de uma região, onde vivem as maiores figuras do toureio, prestigiadas ganadarias e coudelarias, de portas fechadas?
Onde é que já se viu uma praça deste género encerrada, quando a sua região conta com uma forte percentagem de grupos de forcados, para não falar dos forcados que são naturais daquela região, mas que vestem a jaqueta de outros grupos para lá das fronteiras do distrito de Portalegre?
Já imaginaram, por exemplo, as festas do Barrete Verde de Alcochete sem corridas de toiros?
Já imaginaram, também por exemplo, o São Pedro em Évora sem a sua tradicional corrida?
Pois é... infelizmente, Portalegre está a passar por esse pesadelo e ninguém diz nada, ninguém faz nada!
Onde estão os ditos reguladores do sector para questionar e fiscalizar esta situação?
Só servem para receber quotas e comissões das associações que dirigem e vetar uns e outros?
Quem mata a Festa são os que estão nesta indústria, não são os tais que gritam com os tachos e panelas à porta das praças.
Portalegre merecia mais respeito, merecia mais consideração.
Onde é que isto já se viu?
A praça de Portalegre, a arena dos grandes êxitos dos Mouras, dos Caetanos e dos Bastinhas... encerrada?
Triste fado... triste fim.

Fotos D.R.