domingo, 29 de novembro de 2015

Gala: Tertúlia "Festa Brava" entregou ontem primeiros troféus da temporada

Na mesa de honra, Isabel Nolasco e Rui Casqueiro, os anfitriões, com Miguel e Ana
de Alvarenga, Fernanda e Emílio de Jesus e o Dr. Paulo Pereira, da empresa do
Campo Pequeno. Faltam na mesa António Pinto Basto e Mané Romão Tavares,
que chegariam logo a seguir a esta foto ter sido tirada
O ilustre ganadeiro Dr. Joaquim Grave com sua filha; e, na foto de baixo, Marcos
Tenório Bastinhas e sua Mulher, Dália Madruga, com Carlos Parente e Ricardo
Raimundo


Ilustres e destacadas figuras do mundo tauromáquico nacional foram ontem homenageadas pela Tertúlia "Festa Brava" com os troféus de triunfadores da última temporada durante um selecto e solene jantar que teve lugar no restaurante do complexo Quinta dos Poços/Pôr do Sol 2 em Aveiras de Cima (Azambuja) e que constituiu o primeiro grande acto pós-temporada de agraciamento e distinção aos que mais se distinguiram este ano no sector.
O "Farpas Blogue" foi um dos agraciados, tendo Miguel Alvarenga recebido das mãos de Rui Casqueiro, presidente da renovada e em boa hora ressurgida Tertúlia "Festa Brava", a Menção Honrosa que o distinguiu pela excelente divulgação da Festa. Miguel Alvarenga fez questão de chamar ao palco Emílio de Jesus e com ele compartilhar momento tão gratificante. "Seria eu capaz de fazer o 'Farpas' sem o Emílio? Capaz, era, mas nada seria igual", disse o director do líder da informação taurina na internet.
José Luis Figueiredo, do site "porta dos sustos" e João Cortesão, do blog "sortes de gaiola", também premiados, fizeram questão de, no momento em que recebiam os galardões, tecerem simpáticas palavras de apreço por Miguel Alvarenga. Com honradez e humildade, José Luis Figueiredo disse mesmo que "não se sentia bem" a receber ali um prémio ao lado do director do "Farpas", que "é o melhor de todos nós". Cortesão, por seu turno, quis dedicar o seu prémio a Miguel Alvarenga, "que foi quem me pôs a escrever e quem me fez publicar o meu primeiro livro" e também à cavaleira Ana Batista, de quem foi apoderado nos primeiros tempos.
Os premiados foram os cavaleiros Marcos Tenório Bastinhas, Luis Rouxinol Jr. (praticante), Bernardo Salvador (amador) e Ana Batista (Menção Honrosa), o novilheiro João Martins, o peão de brega David Antunes, o bandarilheiro Joaquim de Oliveira, o Grupo de Forcados Amadores de Alcochete (representado por vários elementos e pelo seu cabo Vasco Pinto, que recebeu o troféu), os forcados Marcelo Loia (forcado do ano) e António José Cardoso (revelação), a empresa do Campo Pequeno (representada pelo Dr. Paulo Pereira), o director de corrida Lourenço Luzio, o Grupo de Forcados Amadores de Santarém (troféu Prestígio e Mérito pelos seus 100 anos de actividade, prémio que foi recebido por João Grave), Marco Gomes (troféu Preservação da Festa) e a organização da feira RuralBeja (Câmara de Beja e Forcados de Beja).
Paulo Caetano, distinguido pelos seus 35 anos de alternativa, não esteve presente por se encontrar fora do país e o seu prémio foi entregue a Marco Gomes; Maurício do Vale, premiado com o troféu Imprensa pelo seu programa semana "Sombra Sol" na Rádio Iris FM, também não recebeu o troféu por estar, à mesma hora, a colaborar numa iniciativa a favor do Instituto Português de Oncologia e por isso o mesmo ser-lhe-à entregue em próxima ocasião. A Tertúlia tinha ainda um galardão para entregar ao matador Mário Coelho, que este ano festejou 60 anos de toureio, mas por motivos pessoais o famoso diestro não pôde comparecer e por isso o prémio vai ser entregue numa próxima ocasião. Destaque para o facto de os troféus serem uma bonita peça da autoria do escultor Rui Fernandes onde estão representadas todas as classes dos artistas da arenas: uma cabeça de toiro e uma de cavalo, um barrete de forcado, um capote, uma muleta e um estoque.
O jantar contou com sala cheia e a presença de inúmeras figuras do meio taurino nacional e do vice-presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio. A festa de entrega de troféus foi apresentada por Isabel Nolasco, da Tertúlia "Festa Brava" e Mulher do seu presidente Rui Casqueiro; e a noite foi abrilhantada pelo famoso conjunto "Os Areias" (integrado pelo popular embolador José Paulo) e pelo grupo de sevilhanas "Taconeando".

Amanhã não perca, aqui no "Farpas", a grande foto-reportagem de Emílio de Jesus - todas as fotos da primeira grande gala de entrega de troféus aos triunfadores da Temporada 2015.

Fotos Manuel Ribeiro