sábado, 21 de novembro de 2015

Protoiro lança site e apresenta balanço da sua reunião magna



Como aqui referimos oportunamente e no âmbito das reuniões de balanço da temporada de 2015, a Federação Protoiro realizou na passada quinta-feira, no auditório do Centro Cultural de Samora Correia, a sua reunião magna, que reuniu profissionais de todas as associações do toureio em Portugal, com a Direcção e Comissão Executiva da Federação Portuguesa de Tauromaquia.
A reunião, refere a Protoiro em comunicado, teve na agenda a apresentação de contas de 2015, além da apresentação do balanço de actividade desta Federação, durante o ano de 2015. Depois das apresentações, passou-se a uma fase de diálogo, entre todos os presentes, numa proveitosa troca de perguntas, respostas e propostas para a actuação futura. Debateram-se temas financeiros, administrativos, estratégias e também alguns pormenores de comunicação e funcionamento da Federação.
O debate, refere a Protoiro, decorreu "num tom muito construtivo, do qual resultaram conclusões muito ricas para todos os sectores profissionais do toureio em Portugal, tal como para a actuação da Protoiro. A importância e riqueza destes encontros levou a que ficasse determinado que esta reunião magna passará a realizar-se todos os anos, depois de concluída a temporada".
Depois da reunião magna com os profissionais do sector, teve lugar no Porto Alto um jantar de trabalho que reuniu a Direção da Protoiro e a Comissão Executiva, com um grupo alargado de meios de comunicação da imprensa taurina.
Tratou-se de uma iniciativa que teve como objectivo criar um momento informal para a Protoiro fazer um pequeno balanço da sua actuação em 2015 e debater temas do interesse dos meios de comunicação taurinos, recolhendo as suas perguntas e preocupações. A conversa decorreu com grande interesse e partilha de ideias.
O site Touradas, que será lançado na próxima semana, foi apresentado aos media, que puderam ter acesso, em primeira mão, a esta ferramenta de promoção e pedagogia da Festa. Recolheram-se várias críticas e sugestões muito oportunas.
Com esta iniciativa pretende-se inaugurar uma nova fase de relacionamento com os media taurinos, com maior proximidade e partilha de informação, pelo que passarão a realizar-se com alguma frequência, mais iniciativas deste género, promete a Federação Portuguesa de Tauromaquia.