terça-feira, 24 de novembro de 2015

O "Estado Farpista" é um mundo! Obrigado a todos!

Antes e... depois!



Já somos mais de 13 MILHÕES! Ultrapassámos até a população de Portugal! Somos mais e mais poderosos que o tenebroso Estado Islâmico! Podíamos fazer as revoluções que quiséssemos e, se fôssemos mauzinhos, o mundo andava hoje todo assustado connosco. Mas estamos aqui por bem. E pelo bem (da Festa, no caso concreto). Não atingimos este marco histórico por mero acaso. Somos bons - e temos, sem vaidade, muito orgulho nisso! Batemos ontem todos os recordes da Imprensa Taurina nesta coisa estranhíssima que é a internet. Nunca imaginámos reinar também por estas bandas. Mas aconteceu... Obrigado a todos!

Miguel Alvarenga - Apenas três meses depois de termos chegado às 12 milhões de visitas (no passado mês de Agosto), dobrámos durante o dia de ontem, mais uma vez, o Cabo Bojador, a que prefiro chamar da Boa Esperança. Chegámos aos 13 milhões de leitores em seis anos de existência. Começámos esta aventura nesta coisa estranhíssima (para mim continua a sê-lo...) que é a internet em Março de 2009.
Em Fevereiro de 1976, quando Vera Lagoa e um punhado de jornalistas de coragem, num tempo em que não era fácil fazê-lo, fundaram o semanário "O Diabo", iniciei oficialmente a minha vida de jornalista, embora já a desempenhasse com algum amadorismo em outros orgãos de comunicação social. Isto quer dizer que no próximo ano comemoro exactamente 40 anos de profissão. É obra! São muitos anos a "virar frangos"...
E eu que sempre adorei o cheiro do papel, as letras impressas em jornal, a azáfama do fecho da edição na gráfica, o cheiro a tabaco na sala da redacção, a papelada espalhada pela mesa onde no meio da confusão eu sabia sempre onde estava tudo, nunca imaginei, confesso, juro por tudo o que é mais sagrado, alguma vez na vida fazer carreira na internet, uma coisa, repito, tão estranha para mim, onde não existem folhas de jornal, onde nada está impresso, onde tudo é virtual, as fotos chegam-me "pelo ar", o Emílio já não mas vem trazer num envelope, agora andam por aí na "estratoesfera", não sei como é que não chocam com as pessoas na rua, que coisa mesmo tão complicada...
Mas enfim, odeio as modernices e os tempos modernos, mas fui obrigado a adaptar-me a isto. E venci, uma vez mais. Onde me meto, gosto de ganhar. O "Farpas Blogue", não me canso de repetir sempre a mesma coisa, sem vaidade, com modéstia, mas com justificado orgulho, não é melhor nem pior que os outros que por aqui andam também neste espaço cibernáutico (acho que é assim que se escreve, se não for, paciência...), é apenas e só, diferente. Uns gostam, outros dizem que não gostam, mas lêem.
Nos dias de hoje e segundo dados da Eurostat (também aí os encontram na internet), a população de Portugal é de 10.601.861 pessoas (incluindo refugiados... e outros afins). Nós ultrapassámos ontem os 13 milhões. Os "farpistas" são mais que os portugueses. E são muitos mais que os terroristas do Estado Islâmico. Ou seja, a nível mundial, o Estado Farpista é hoje um mundo - um poder.
Orgulho-me disso. Mas não é só arte minha. É de muitos mais. Que eu vou personalizar num só, aquele que esteve a meu lado desde a primeira hora e que comigo avançou, sem medo, nesta aventura de conquistar o mundo... quanto mais não seja, o mundo tauromáquico. É a ti, meu querido Emílio, que dedico hoje mais esta importante vitória. Porque atingir os 13 milhões de leitores em seis anos de existência - e de trabalho conjunto, a teu lado - é mesmo uma vitória. Única em termos jornalísticos. Ímpar, em termos de espaços taurinos na internet.
Obrigado, Emílio! Obrigado a todos, aos amigos, aos inimigos, aos que acreditaram em nós e nos ajudaram e nos continuam a apoiar, aos toureiros, forcados, empresários e etc., por existirem e serem a razão de ser deste nosso trabalho diário - e em especial aos 13 milhões que contribuiram para que fosse assim! Muito Obrigado!

Fotos D.R.