segunda-feira, 16 de maio de 2016

Fernando Camacho: 10 anos de saudade


Fernando Camacho Ribeiro morreu há 10 anos. O mais taurino dos apoderados nacionais, homem polémico e que deu a cara por muitas das grandes figuras do toureio nacional, desde Armando Soares e Amadeu dos Anjos, a João Moura, João Salgueiro e Joaquim Bastinhas, a Pedrito de Portugal e a muitos mais, tendo também sido empresário de várias praças e pertencendo, inclusivamente, a uma sociedade que geriu a de Lisboa, suicidou-se na manhã de 18 de Maio de 2006, dia da reinauguração do Campo Pequeno, dando um tiro na cabeça num jardim em Alvalade, Lisboa, próximo do Aeroporto.
Presumivelmente ligada a um caso de envolvimento num processo de narcotráfico que o levara à prisão, dez anos anos, em Madrid, a morte de Fernando Camacho ainda hoje está envolvida em mistério. Não houve sequer velório, tendo o corpo seguido do Instituto de Medicina Legal, onde foi autopsiado, para o cemitério do Alto de São João, onde foi cremado, acto a que marcou presença apenas a Família e poucos amigos.
Fernando Camacho era um homem marcante, com uma personalidade fortemente vincada e que marcou a Tauromaquia portuguesa durante largos anos e que ainda hoje é recordado e referenciado como o último dos grandes apoderados que Portugal teve. Recordamo-lo com saudade.

Foto D.R.