domingo, 22 de maio de 2016

Grupo de S. Manços mudou de cabo em tarde de muita emoção

Em tarde de mudança de cabo, antigas glórias dos Amadores de S. Manços
voltaram ontem a marcar gloriosa presença em praça
A última pega de Joaquim Branco, que disse adeus às arenas, passou a chefia
do grupo a João Fortunato e foi merecidamente passeado aos ombros 
Tito Semedo esteve regular no primeiro e subiu o tom na segunda lide
Sónia Matias, a Toureira dos Portugueses, empolgou o público em S. Manços
Marcos Bastinhas levou o público ao rubro, sobretudo no seu segundo toiro
Joaquim Bastinhas ontem em S. Manços com o seu apoderado Fernando Marques
e, em baixo, saudado por Sónia Matias


Sobrou em emoção o que ontem faltou em público na corrida que se celebrou em S. Manços e que tinha como atractivo maior a passagem de testemunha na chefia do grupo de forcados local. Joaquim Branco fez a última pega e disse adeus às arenas, sendo passeado aos ombros pelos companheiros e João Fortunato assumiu o comando dos Amadores de S. Manços, grupo fundado há 51 anos.
Lidaram-se seis toiros da triunfadora ganadaria Passanha de excelente nota e que proporcionaram boas lides.
Tito Semedo andou apenas regular no primeiro toiro e esteve depois bem no seu segundo. A agora denominada Toureira dos Portugueses, Sónia Matias, empolgou nas duas melhores e mais aplaudidas exibições da tarde. Marcos Bastinhas rubricou duas emotivas lides em que chegou ao público com a sua marcante alegria.
Antigos e actuais forcados do Grupo de S. Manços marcaram presença na arena numa corrida em que executaram seis rijas pegas de caras.
Marco Gomes dirigiu bem a corrida, a que apenas faltou público. No início da função, guardou-se um minuto de silêncio em memória do novilheiro peruano Renatto Motta, que morreu esta semana vítima de cornada. Foi ainda lido um texto alusivo aos 51 anos dos Forcados de S. Manços e à mudança de cabo. De aparência óptima e com a alegria costumeira, voltou a marcar presença na praça o regressado - e ainda bem - Joaquim Bastinhas. Em grande forma, graças a Deus.

Fotos Maria Mil-Homens