sexta-feira, 20 de maio de 2016

Grupo de V. Franca encerra-se com seis Canas Vigouroux no C. Pequeno



A empresa do Campo Pequeno confirmou hoje em comunicado que o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca se encerrará com os seis imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux (um dos exemplares apartados na foto ao lado) na "Corrida-Surpresa" de 16 de Junho em Lisboa.
O grupo chefiado por Ricardo Castelo virá ao Campo Pequeno para pegar "em solitário" os seis magníficos toiros da temida e séria ganadaria Canas Vigouroux, feito que no historial ocorre pela segunda vez, uma vez que já o fizeram em 1999 perante seis Palhas.
Ao longo de 84 anos de actividade, o Grupo de Vila Franca construiu historial replecto de datas do maior significado para a história da arte de pegar toiros. Por diversas ocasiões, elementos do grupo integraram selecções de forcados que se exibiram em várias partes do mundo. O grupo, que pegou em 29 de Agosto de 1992 a corrida do centenário do Campo Pequeno e a 25 de Maio de 2006, integrada no círculo da reinauguração, tem no seu palmares actuações em Espanha, de que se destaca em 1986 a estreia em Las Ventas (Madrid), em França e no México.
A ganadaria Canas Vigouroux, por seu turno, foi iniciada em 1992 com vacas e sementais de Cabral Ascensão, aumentada com um lote de vacas de Simão Malta, estas de origem Cunha e Carmo, levadas em separado. Procede da ganadaria de Cabral Ascensão, sendo o seu encarte actual Cabral Ascensão e Simão Malta. Pasta da Herdade de Emaús, na freguesia de Castanheiro do Ribatejo e estreou-se em 15 de Setembro de 1979 na Moita.

Fotos D.R./@Campo Pequeno