quinta-feira, 19 de maio de 2016

Jornalista põe em causa a forma como foi socorrido "El Pana"

Jornalista põe agora em causa a forma como "El Pana" foi levantado do chão
e levado para a enfermaria, sem os cuidados necessários a quem sofre uma
lesão tão grave como a que ele sofreu
Momento da colhida de "El Pana"
"El Pana" em dois momentos da sua presença no passado dia 1 na praça
mexicana de Lerdo, no final da primeira lide (premiada com duas orelhas),
momentos antes da colhida fatal

O matador mexicano Rodolfo Rodríguez "El Pana" pode morrer a qualquer momento e segundo o Dr. Preciado Figueroa, que o assiste no Hospital de Guadalajara, o toureiro de 64 anos pediu-lhe nos últimos dias que "o deixassem morrer".
"Estamos a perder um ser humano e, no que ao toureio diz respeito, estamos a perder uma figura que marcou uma época", disse o Dr. Preciado, reconhecido aficionado à Festa.
"Quase 98 por cento dos pacientes que sofrem esta fractura cervical morrem devido a uma inflamação que se generaliza, seja por inflamação ou sangrando, o que desconecta totalmente o cérebro. É muito raro que alguém consiga sobreviver no estado em que se encontra o Maestro, o que se espera nestes casos é que, com este tipo de lesões, as complicações sejam altíssimas, quase a 100 por cento", explica o médico.
Entretanto, o jornalista Heriberto Murrieta, veio nos últimos dias colocar a pertinente questão de que "El Pana" pode não ter sido socorrido devidamente na praça de Lerdo, onde sofreu a colhida. Diz o repórter:
"Antes do excelente labor levado a cabo pelo Dr. Jorge Mário Galván, é evidente que houve erros na forma como Rodolfo Rodríguez 'El Pana' foi levantado do chão, transportado e introduzido bruscamente numa ambulância, depois do acidente que sofreu no dia 1 de Maio na praça de Lerdo, Especialistas afirmam que, encontrando-se com a medula espinal afectada e três vértebras cervicais fracturadas, deveria ter sido assistido de uma outra maneira, colocando-se-lhe, para começar, um colar ortopédico no pescoço. Isto leva-nos a lamentar que o ATLS (Manejo Avançado do Paciente Traumatizado, nas siglas espanholas), implementado pelo Dr. Rafael Vásquez Bayod para socorrer a feridos ou lesionados nas arenas, não esteja a ser praticado em todas as praças mexicanas por igual. Porque razão este método não se unificou? É impossível agora sabê-lo, todavia é possível que os danos sofridos por 'El Pana' tivessem sido menores".

Fotos D.R. e @Rodrigo Herrada