Ontem, ao início da novilhada, Madrid guardou um respeitoso minuto de silêncio em memória de "Gallito", mortalmente colhido há 96 anos em Talavera de la Reina |
Logo no primeiro novilho, Filiberto cortou uma mão com a espada de matar e recolheu à enfermaria onde foi operado |
Mesmo ferido, Luis David Adame (mexicano) matou o novilho, cortou uma orelha e deu aplaudida volta ao ruedo, recolhendo depois à enfermaria, onde foi operado |
Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - As fotos dramáticas da tarde azarada que ontem se viveu na Monumental de Madrid na novilhada da Isidrada em que participavam os jovens destros Filiberto (espanhol), Juan de Castilla (colombiano) e Luis David Adame (mexicano), frente a novilhos da ganadaria de El Montecillo, bem apresentados, mas de pouco entrega e pouca classe, ainda que dando emoção. O quinto foi o mais encastado e o quarto o mais desluzido, manso o primeiro.
Filiberto cortou-se numa mão com a espada quando entrou a matar o primeiro novilho da tarde, único que enfrentou, recolhendo à enfermaria sob forte ovação.
Também no primeiro do seu lote, o terceiro da ordem, Luis David Adame foi colhido e ferido no músculo tibial da perna esquerda. Mesmo assim, matou o novilho, cortou uma orelha e deu aplaudida volta ao ruído, recolhendo depois também à enfermaria.
Os dois toureiros foram operados na enfermaria da praça de Las Ventas pelo Dr. García Padrós e transferidos depois para o Hospital S. Francisco de Assis, não sendo grave o estado de ambos.
Juan de Castilla acabou por ter que lidar os seus dois novilhos e mais os outros dois, quinto e sexto, que correspondiam aos companheiros feridos. Foi ovacionado e silenciado nos dois do seu lote, teve forte petição de orelha no que matou por Filiberto e cortou finalmente uma orelha ao sexto, que lidou por Adame.
A Monumental de Madrid registou ontem uma agradável entrada de três quartos e ao início do espectáculo guardou-se um minuto de silêncio em homenagem à memória do célebre toureiro José Gómez Ortega "Gallito", no 96º aniversário da sua colhida mortal na praça de Talavera de la Reina.
Fotos Ricardo Relvas