Grande actuação dos Forcados Amadores de Turlock (fotos) no passado domingo na última corrida da Feira de S. João (Sanjoaninas) em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. O grupo da Califórnia, que este ano comemora o seu 40º aniversário, estando também previsto que assinale a efeméride numa das corridas da segunda metade da temporada do Campo Pequeno, teve nos Açores uma exibição de grande valor, com três pegas executadas por João Salvação, ex-cabo do grupo do ABV de Alcochete e que ali reforçou a formação americana (à quarta), por David Sánchez (à primeira) e por Georgie Martins, futuro cabo do grupo, este num pegão (foto ao lado) ao último toiro da corrida, por muitos eleito como a pega da feira.
Dias antes, os Amadores de Turlock tinham obtido outro memorábel triunfo no Canadá, onde pegaram quatro toiros à primeira tentativa, tendo sido forcados da cara Steve Camboia, Patrick Rocha, Zachary Berberia e Jaimie Guerreiro.
Nesta última corrida das Sanjoaninas, domingo passado em Angra, pegaram ainda os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense por intermédio de Carlos Vieira, Tomás Ortins e João Silva e os maiores triunfos, no que aos cavaleiros diz respeito, couberam a Marcos Bastinhas (que na véspera conquistara o prémio para a melhor lide e é já considerado o grande triunfador de Angra do Heroísmo) e ao local João Pamplona, tendo Gilberto Filipe tido duas lides de mérito também.
Foram lidados quatro toiros de José Albino Fernandes e dois de João Gaspar (primeiro e terceiro), de muito desigual apresentação e jogo distinto, à excepção do sexto, com mobilidade e raça até ao final.
Ao intervalo da corrida, foi descerrada nos corredores da praça uma placa alusiva aos 50 anos da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, a quem a Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo concedeu a Medalha de Mérito Cultural Municipal.
Fotos António Valinho/cortesia GFA de Turlock