terça-feira, 21 de junho de 2016

Mestre David: toureiro desde os 11 anos


O antigo cavaleiro tauromáquico David Ribeiro Telles, de 88 anos, morreu ontem, segunda-feira, na sua herdade em Coruche, no distrito de Santarém, anunciou a Federação Prótoiro. Na sua página oficial na internet, a Federação Portuguesa de Tauromaquia (Protoiro), acrescenta que o antigo toureiro faleceu na Herdade da Torrinha, propriedade da família Ribeiro Telles.
David Ribeiro Telles nasceu a 11 de Novembro de 1927 e obteve nas arenas uma enorme notoriedade, sendo considerado pelos aficionados "um dos símbolos maiores" da tauromaquia e da "vida ribatejana". Figura incontornável do toureiro a cavalo e do estilo clássico, toureou a sua primeira corrida em Coruche, em Agosto de 1945.
O antigo toureiro era pai dos cavaleiros João Telles, António Telles e Manuel Telles e avô dos também cavaleiros Manuel Telles Bastos e João Telles Jr. Mestre David Ribeiro Telles, como era carinhosamente apelidado pelos aficionados, iniciou o seu percurso profissional aos 11 anos, tendo tomado a alternativa de cavaleiro tauromáquico a 18 de Maio de 1958, no Campo Pequeno, em Lisboa. No decorrer da sua carreira, David Ribeiro Telles actuou nas mais diversas praças do mundo taurino, incluído Las Ventas, em Madrid (Espanha), em Angola, Moçambique, Açores (Ilha Terceira) e Macau.
A partir da sua Herdade da Torrinha, em Coruche, ensinou, além dos seus filhos e netos, cavaleiros de diferentes gerações, como Luís Miguel da Veiga, Luís Rouxinol, Vítor Ribeiro, Sónia Matias ou Ana Batista.
Assumiu em 1947 a responsabilidade pela ganadaria iniciada pelo seu avô paterno, Joaquim Ribeiro Telles, com o ferro Ribeiro Telles, em cuja selecção se empenhou. Também fundou em 1970 a ganadaria Vale Sorraia e foi ainda forcado, fardando-se pelos Amadores de Santarém.
Em 1991 recebeu do Ministério da Cultura a Medalha de Mérito Cultural e, a 3 de Maio de 1999, o presidente da República, Jorge Sampaio, distinguiu-o como grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Foi ainda destacado criador de cavalos e também empresário, sendo proprietário da praça de toiros de Vila Viçosa.
Não são ainda conhecidos pormenores sobre as cerimónias fúnebres.
A toda a Ilustre Família enlutada, muito particularmente a seus filhos e filhas, nossos queridos amigos e a seus netos, endereçamos as mais sentidas condolências.

Foto Florindo Piteira