quinta-feira, 6 de abril de 2017

Domingo vamos esgotar Vila Franca! Os Forcados merecem!

Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira comemora no domingo o seu
85º aniversário com um Festival de Luxo na praça "Palha Blanco"
Os irmãos Castelo, nos seus inícios, com o eterno Carlos Teles "Caló", que este
domingo se volta a fardar no Festival comemorativo dos 85 anos da fundação
do glorioso Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira
A maestria de Vitor Mendes, ainda e sempre, a primeira figura do nosso toureio
a pé: uma actuação aguardada com a maior expectativa
Curro Díaz: o valor e a arte de uma primeira Figura de Espanha
Paulo Jorge Santos, um cavaleiro de Vila Franca que possui, apenas e só, uma das
melhores e mais cobiçadas quadras de cavalos da actualidade e que tem sido
injustiçado pelas grandes empresas: terá domingo, na praça da sua terra, a grande
oportunidade de por fim chamar as atenções e dizer "Estou aqui!"
António Prates surpreendeu tudo e todos no ano passado em duas memoráveis
actuações em Alcochete. Vai domingo à "Palha Blanco" disposto a "partir a
loiça"
e a dar de novo nas vistas!


A centenária praça de toiros "Palha Blanco", de Vila Franca de Xira, é no próximo domingo, 9 de Abril, a partir das 16 horas, palco de um grande e imperdível acontecimento: o Festival de Luxo comemorativo do 85º aniversário da fundação do glorioso e histórico Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca, premiado por várias instituições na última temporada e galardoado pelo "Farpas" e o Bar "Volapié" como grupo triunfador de 2016 no Campo Pequeno, a primeira praça do país.
Cinco cavaleiros e três espadas foram o magnífico cartel em que as grandes vedetas nessa tarde serão os Forcados de Vila Franca, que fardarão antigos e actuais elementos.
A cavalo, actuam os consagrados António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol e Ana Batista e ainda Paulo Jorge Santos (que possui, apenas e só, uma das melhores quadras de cavalos do momento e que vai aqui jogar tudo por tudo para por fim chamar as atenções da aficion na praça da sua terra) e o praticante António Prates, que no ano passado surpreendeu tudo e todos com duas grandes actuações em Alcochete e que vem disposto a "partir a loiça" e também em se afirmar definitivamente como uma das mais firmes promessas do nosso toureio a cavalo.
Na lide a pé, a veterania do Maestro Vitor Mendes, a técnica e a estética do matador espanhol Curro Díaz e o futuro do toureio a pé na arte do jovem novilheiro João D'Alva, aluno da Escola José Falcão de Vila Franca e que na última temporada conquistou já importantes triunfos em Espanha e em Portugal.
Lidar-se-ão a cavalos toiros das ganadarias de Herds. de António Silva, de Herds. de António Charrua e da Casa da Avó e, a pé, de Falé Filipe e Calejo Pires.
Pelo brilhante elenco de Figuras e futuras Figuras, pelo respeito que nos merece o historial de glória dos Forcados Amadores de Vila Franca, um dos melhores grupos da actualidade e pelo qual passaram  alguns dos maiores nomes da nobre arte de pegar toiros, temos e devemos que esgotar no domingo a "Palha Blanco"! Vamos nisso! Os Forcados merecem!

Fotos Maria Mil-Homens, Luis Azevedo/Estúdio Z, Fernando José, Fernando Clemente e D.R.