terça-feira, 11 de abril de 2017

Várias corridas assinalam 30 anos de alternativa de Luis Rouxinol



Luis Rouxinol comemora os seus 30 anos de alternativa no próximo dia 11 de Junho em Reguengos de Monsaraz alternando com João Moura (que foi seu padrinho na tarde do doutoramento, numa recordada corrida da Rádio Renascença em Santarém, foto ao lado) e Rui Salvador (que testemunhou a alternativa juntamente com Joaquim Bastinhas). Pegam os forcados de Montemor e de Monsaraz e estão ainda por designar os toiros, podendo ser de Murteira Grave.
A 17 de Junho, Rouxinol actuará na Monumental de Santarém, a praça onde se tornou profisisonal pela mão do saudoso empresário Manuel Gonçalves, alternando nessa tarde com Moura Caetano e o matador Juan José Padilla.
E a 1 de Julho encerra-se com seis toiros na Monumental do Montijo, lidando exemplares das ganadarias Fernandes de Castro, Vinhas, Engº Luis Rocha, Murteira Grave, António Silva e Engº Jorge de Carvalho.
No Campo Pequeno, a 20 de Julho, dará a alternativa a seu filho Luis Rouxinol Júnior numa corrida em que actuarão também António Telles e Manuel Telles Bastos e os grupos de forcados de Santarém e de Coruche, com toiros de Murteira Grave.
Luis Rouxinol actuará também na Ilha Terceira, em Agosto, numa das duas corridas das Festas da Praia da Vitória (4 e 7), juntamente com seu filho, com João Moura Júnior e os irmãos Tiago e João Pamplona. Rouxinol desfruta de imensa popularidade nos Açores e em 1987, uma semana depois de receber a alternativa em Santarém, estreou-se precisamente na Ilha Terceira nas Festas da Praia da Vitória, onde alternou com Paulo Caetano, os matadores Dámaso González, "Niño de la Capea" e Manuel Moreno e os Forcados Lusitanos.

Fotos Maria Mil-Homens e Henrique de Carvalho Dias