sábado, 1 de julho de 2017

Calejo Pires: o discurso de homenagem a Alfacinha ontem em Évora



Manuel Calejo Pires, ilustre ganadero, antigo forcado dos Amadores de Santarém e reputado advogado, foi ontem, ao intervalo da corrida em Évora, o autor das palavras, breves mas eloquentes e carregadas de sentimento, de homenagem a António Alfacinha, cabo dos Forcados de Évora, que se despediu das arenas.
A cerimónia ocorreu no páteo de quadrilhas da praça de toiros de Évora, ao intervalo da corrida e às palavras, que aqui transcrevemos, de Calejo Pires, seguiu-se o descerramento do cartaz da corrida de ontem, que marcará para sempre a noite da despedida do grande António Alfacinha (que compareceu a este acto com o seu filho ao colo).
Aqui ficam, por cortesia do autor, as bonitas palavras de Manuel Calejo Pires:

António Maria Torres Vaz Freire Alfacinha, foste um forcado extraordinário de enorme coragem e impressionante eficácia, decidido, sóbrio, valente, habilidoso e muito resistente. Fardaste-te de forcado em cerca de 170 corridas, e só não foram mais pelas várias lesões que sofreste ao longo destes 15 anos.
Enfrentaste, de caras, 70 toiros, dos quais apenas 3 não conseguiste pegar.
Pegaste toiros em pontas em Espanha, México e Colômbia.
É aqui o lugar certo para te fazer esta merecida homenagem.
Foi aqui, nesta cidade de Évora, que nasceste em 16 de Julho de 1983.
Foi aqui, neste local, que em 1889, o teu trisavô António de Torres Vaz Freire, promoveu a construção desta praça de toiros.
Foi aqui, nesta praça, que em 2002, na novilhada de São Pedro, te fardaste e pegaste pela primeira vez em público, um novilho da ganadaria Goes.
Foi aqui, nesta praça, que em 2004 pegaste pela primeira vez no Concurso de Ganadarias de Évora, um toiro de Passanha.
Foi aqui, nesta praça, que em 2008, no Concurso de Ganadarias, pegaste aquele impressionante toiro Miura com 670 quilos de peso.
Foi aqui, nesta praça, que em 26 de Setembro de 2008, aquele tremendo toiro de Ernesto Castro com 660 quilos, te desfeiteou brutalmente quatro vezes e te mandou para o hospital, onde tiveste de ser operado.
Foi aqui, nesta praça, que em 2009, na Corrida Real, o público te obrigou a dar volta depois daquela duríssima pega à quinta tentativa a um toiro Passanha.
Foi aqui, nesta praça, que em 2010, no Concurso de Ganadarias, fizeste aquele pegão ao toiro manso de Dolores Aguirre com 640 quilos, que te valeu duas voltas à arena.
Foi aqui, nesta praça, que em 30 de Setembro de 2010, a dobrar o João Leitão, pegaste o toiro Castro que te partiu um ombro, um joelho e os dedos de um pé.
Foi aqui, nesta praça, em em 30 de Outubro de 2011, que assumiste o comando do grupo de forcados de Évora e pegaste brilhantemente aquele toiro de Palha.
Foi aqui, neste praça, que pegaste hoje… e te despediste de forcado.
Foi aqui, nesta praça, onde já tinhas pegado mais 26 vezes de caras, mais do que em qualquer outra, mais do que qualquer outro, e onde passaste os melhores e os piores momentos da tua carreira de forcado.
Só podia ser aqui a tua despedida.
Só podia ser aqui esta justíssima homenagem.
Muito obrigado, António, por tudo o que nos deste.
Évora jamais esquecerá.

Manuel Calejo Pires

Fotos Maria Mil-Homens