domingo, 9 de julho de 2017

Portalegre: praça reabre dois anos depois, mas sem o glamour de outros tempos...

Memorável actuação de António Telles ontem à noite em Portalegre. O Rei
dos Clássicos está a marcar a temporada e é um sério candidato ao trono
de triunfador-maior de 2017
Duas lides redondas de Duarte Pinto com toiros diferentes e a confirmar o
bom momento do cavaleiro de Paço D'Arcos
Destacada presença de Miguel Moura ontem em Portalegre
Pega de João Fragoso deu ao Grupo de Portalegre a honra de receber o prémio
"Francisco Matias" para a melhor pega da noite de ontem na praça "José Elias
Martins". O troféu "Pedro Belacorça", para o melhor grupo, foi ganho pelos
Amadores de Montemor, cujo cabo esteve ausente e se fez representar por
António Denrinho (foto de baixo)


Hugo Teixeira - Dois anos depois, as corridas de toiros voltaram ontem, sábado, de forma tímida, à castiça praça de toiros “José Elias Martins” em Portalegre.
E digo que regressaram de forma tímida porque o público não chegou a preencher metade dos cerca de 4.600 lugares do velhinho tauródromo, palco, outrora, de grandes corridas, de grandes confrontos, com João Moura, Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, João Salgueiro, só a título de exemplo.
Embora o cartel não dissesse muito ao público da região, convém referir que o festejo foi bem anunciado e o elenco tinha tudo para dar certo, mas… dois anos de portas fechadas traz consigo consequências.
Além destes factores, no sábado à noite, Portalegre assistia ao decorrer de vários eventos culturais espalhados pela cidade. A dois passos, em Arronches, decorria uma feira de gastronomia com concertos gratuitos, para não falar que, em pleno mês de Julho, a região começa a ficar deserta e ruma quase tudo ao reino dos Algarves.
Tudo isto junto e bem reunido resulta naquilo que podemos constatar nas bancadas. Mas acredito que Paulo Pessoa de Carvalho, actual empresário da praça de Portalegre, vai encontrar argumentos para dar a volta ao texto e, em Setembro (dia 10), a corrida da Feira das Cebolas vai ser um êxito!
Artisticamente falando, António Ribeiro Telles, Duarte Pinto e Miguel Moura, bem como os forcados de Montemor e Portalegre, estiveram bem por cima dos toiros (com média de 470/480 quilos) do Eng. Jorge de Carvalho, que saíram à arena algo distraídos, a puxar para tábuas, alguns com escassez de forças (também houve excessos de lances de capote) e nem sempre a oferecer jogo aos toureiros. Do lote destaco o quinto da ordem.
António Telles brilhou no primeiro. O toiro não tinha muito para dar, mas o Rei dos Clássicos “construiu” um toiro e deixou nos médios da praça três curtos “à intiga”.
No segundo do seu lote também teve que puxar do seu manual e deu a volta ao distraído oponente. Duas actuações redondas e a mostrarem um António Telles em grande forma para esta temporada.
Duarte Pinto toureou o pior e o melhor. Ou seja, o seu primeiro, sem qualidade e a fugir para tábuas, acabou por ser toureado de largo, destacando-se o segundo curto (um dos ferros da corrida) com o toiro encostado às tábuas e o cavaleiro a provocar, a atacar, o oponente, saindo depois num curto espaço entre o oponente e as tábuas.
No segundo do seu lote, esteve outra vez em bom plano, construindo uma faena limpa e com ferros de qualidade perante um toiro que se deixou embalar no seu toureio.
Miguel Moura jogava em casa. E quando se joga em casa ninguém vai para perder. E assim foi!
Duas lides baseadas nos ferros com cites de praça a praça, com ataque directo ao oponente, seguindo-se ligeiras batidas para deixar mais um ferro.
O de Monforte primou também por receber com brilhantismo os toiros, adornando-se no final de cada sorte. A última actuação, a mais redonda, culminou com um palmito.
Resumindo: os três cavaleiros em praça cumpriram bem a função e foram bastante acarinhados pelo público que aplaudiu constantemente os grandes momentos.
No capítulo das pegas, os Amadores de Montemor tiveram uma noite tranquila com três vistosas pegas ao primeiro intento, através dos forcados Vasco Ponce, Vasco Carolino e António Calça e Pina.
Pelo grupo de Portalegre foram solistas Nelson Batista ao terceiro intento, após uma enorme primeira tentativa, pegando ainda pelos da casa os forcados Ricardo Almeida e João Fragoso, ambos ao primeiro intento.
Estavam em disputa os troféus “Pedro Belacorça” para o melhor grupo em praça e o galardão “Francisco Matias” para a melhor pega, sendo o júri constituído por António José Batista, Francisco Borges e João Romão Tavares.
O grupo de Montemor recolheu o troféu “Pedro Belacorça” e o troféu “Francisco Matias” foi parar às mãos do forcado João Fragoso dos Amadores de Portalegre.
O público ficou amplamente satisfeito com o veredicto e, quanto a nós, a decisão foi justíssima!
Dirigiu com acerto esta corrida que arrancou com um minuto de silêncio em memória do saudoso forcado José Romão Tavares, falecido recentemente, o aficionado e diligente delegado técnico tauromáquico Marco Gomes.
Em Setembro há mais! E com paciência e aficion, todos temos uma missão: voltar a colocar a velhinha praça de toiros “José Elias” no seu lugar, na linha da frente, como praça de capital de distrito e de grandes pergaminhos.

Fotos João Carrilho