domingo, 9 de julho de 2017

Victor Barrio morreu há um ano na arena de Teruel

A imagem chocante do toureiro caído na arena já sem vida: foi há um ano em Teruel
Há um ano, Victor Barrio foi mortalmente colhido em Teruel por um toiro da
ganadaria de Los Maños


Cumpre-se hoje o primeiro aniversário da morte do jovem matador de toiros Victor Barrio na arena de Teruel, vítima de cornada de um toiro da ganadaria Los Maños, de nome "Lorenzo" e que pesou 529 quilos.
O malogrado diestro sofreu uma cornada que atingiu o coração e teve morte imediata na arena, no momento em que lidava de muleta o terceiro toiro da corrida, primeiro do seu lote.
Victor Barrio (ao lado, num quadro de Rocko dado à estampa no site mundotoro.com) tinha apenas 29 anos e tomara a alternativa a 8 de Abril de 2012 na Monumental de Madrid apadrinhado por "El Fundi", com o testemunho de Juan del Álamo, que nessa mesma tarde fazia a confirmação da sua alternativa em Las Ventas.
Vicor Barrio foi o primeiro toureiro a morrer numa arena neste século XXI - a que infelizmente já se juntaram este ano as tragédias de Iván Fandiño e o novilheiro mexicano Ramiro Alejandro Celis. No último século, perderam a vida por cornadas 134 profisisonais das arenas, 33 dos quais eram matadores de toiros. José Cubero "El Yiyo" fora o último toureiro a morrer na arena no século XX, em 30 de Agosto de 1985 em Colmenar Viejo. Um ano antes, a 26 de Setembro de 1984, morrera Francisco Rivera "Paquirri" em Pozoblanco.
Na cronologia recente, há ainda a registar as mortes de António Bienvenida, em 4 de Outubro de 1975, quando já se encontrava retirado e lidava uma vaca de Amélia Pérez Tabernerno na finca madrilena de El Escorial (faleceu três dias depois de ter sofrido a cornada); do matador português José Falcão a 11 de Agosto de 1974 na Monumental de Barcelona; e do espanhol José Mata, em 25 de Julho de 1971 na praça de Villanueva de los Infantes (Ciudad Real).

Fotos D.R.